Escola EB1+JI de Santa Maria (Lagos)
Parceiros:
LAC - Laboratório de Artes Criativas, colaborou na organização de ideias e concretização do projeto.
Junta de Freguesia de S. Gonçalo - preparação da parede, aquisição de tintas e outros materiais.
Pais e Encarregados de Educação - colaboram na execução de desenho, stencils e pintura do muro.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Mar (peixes diversos, conchas, moluscos, golfinhos, tubarão, medusa. estrela do mar, cavalo marinho, baleia, tartarugas, cobras do mar).
Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo a nossa escola uma Escola Azul, esta temática é abordada em atividades ao longo do ano e pela proximidade da escola ao mar e das vivencias das crianças e das famílias.
Escola do muro: em reunião Eco-Escolas foi referido pelas crianças a pintura do muro como um aspeto a melhorar.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O muro foi preparado pelos funcionários da Junta de Freguesia.
Em parceria com o LAC organizamos ideias, preparamos os círculos que depois foram pintados pelas crianças com rolos. Cada criança escolheu e desenhou um animal marinho e com a colaboração do LAC elaborou um stencil em papel, que foi ampliado, sendo a base para a pintura do muro.
No Dia da Família, dia 15 de maio, as famílias, as crianças, a equipa educativa e o LAC, aplicaram os stencils no muro.
Posteriormente, as crianças contornaram os seus animais e concluíram com pormenores (olhos, boca, barbatanas) as suas produções.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Pretendíamos desenvolver uma atividade conjunta das quatro salas do Pré Escolar (4-6anos) envolvendo as famílias.
Os alunos foram envolvidos na identificação de uma melhoria necessária do muro, na escolha de animais marinhos, nas cores e na execução.