Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Parceiros:
Este trabalho foi realizado em parceria entre a nossa escola – Centro Sócio-Educativo e a Instituição APPACDM de Setúbal, com o objetivo de: garantir a autorização necessária para a realização da pintura; assegurar condições logísticas e; ainda garantir a aquisição de materiais (telas, tintas, trinchas, luvas, pincéis, entre outros). Esta parceria veio reforçar a cooperação e o envolvimento de toda a comunidade escolar nesta iniciativa inspiradora.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal é um exemplo vivo de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de transformação. Com uma cultura ecológica profundamente enraizada, a sua comunidade escolar – composta por alunos, professores, auxiliares e técnicos – reconhece a natureza como um tesouro inestimável, que merece ser amado, respeitado e protegido. Cuidar do meio ambiente não é apenas um dever, mas um compromisso inabalável com um futuro mais verde, justo e sustentável.
O Desafio e a Escolha do Ecossistema
Com este espírito de consciência ambiental, a turma A (Sala 2), composta por alunos com multideficiência e deficiência intelectual ligeira associada a dificuldades de aprendizagem e com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, abraçou o desafio do projeto “Muros com Vida”. Este projeto, que já vai na sua 4.ª edição, surge no âmbito da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) e tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental, alertando para os impactos das alterações climáticas e da degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
A nossa escolha recaiu sobre o ecossistema aquático, pois, na nossa escola, existe um pequeno lago habitado por tartarugas e patos de várias espécies. Este cenário inspirador serviu de ponto de partida para representar, através da pintura, a beleza e a importância dos ecossistemas aquáticos na manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.
Elementos do Ecossistema Representados na Pintura
O mural criado pelos nossos alunos representa um verdadeiro santuário de vida e biodiversidade. No seu coração, um lago repleto de cores e formas, onde peixes deslizam entre plantas aquáticas e pequenos invertebrados encontram abrigo. Cada gota de água transporta consigo a essência da vida, fornecendo alimento e oxigénio aos seus habitantes.
À superfície, a paisagem ganha vida: nenúfares flutuam delicadamente, patos mergulham em busca de alimento e libélulas, como pequenas fadas, esvoaçam sobre as águas cintilantes. Nas margens, uma garça aguarda pacientemente o momento certo para caçar, enquanto coelhos, rãs e outros pequenos animais convivem em harmonia, desempenhando cada um o seu papel na intrincada teia da vida.
Mas esta imagem vai além da simples contemplação. É um lembrete poderoso da urgência de proteger os nossos habitats naturais. A degradação das zonas húmidas ameaça inúmeras espécies, comprometendo o frágil equilíbrio que sustenta a biodiversidade. O nosso mural é, assim, uma mensagem de esperança e ação, incentivando a preservação destes espaços vitais.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A nossa escolha recaiu sobre o ecossistema aquático, pois, na nossa escola, existe um pequeno lago habitado por tartarugas e patos de várias espécies. Este cenário inspirador serviu de ponto de partida para representar, através da pintura, a beleza e a importância dos ecossistemas aquáticos na manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O desafio foi apresentado de forma envolvente, durante um passeio ao ar livre junto ao “Lago dos Patos” da nossa escola. A observação direta deste ecossistema despertou nos alunos a curiosidade e a vontade de representar a sua beleza na pintura.
Já na sala de aula, iniciámos uma pesquisa no site do Programa Eco-Escolas para compreender melhor os objetivos do projeto. Posteriormente, os alunos exploraram digitalmente diferentes ecossistemas, elegendo o lago como símbolo do nosso compromisso ambiental. Num exercício de brainstorming, partilharam ideias sobre os animais e elementos naturais a incluir na composição, aprofundando a sua compreensão sobre o equilíbrio ecológico.
A partir das imagens selecionadas, com o apoio de ferramentas digitais, os alunos criaram uma composição visual que traduzisse a sua visão. Utilizando a técnica de decalque, transferiram os contornos para as telas (4 unidades com 80x120cm, perfazendo uma imagem com 160x240cm), permitindo que todos participassem no desenho e pintura, de acordo com as suas capacidades. Este trabalho colaborativo foi acompanhado e orientado por adultos, garantindo que cada aluno pudesse expressar-se artisticamente e contribuir para a obra final.
Devido ao facto de a escola estar inserida num edifício antigo, com paredes em mau estado, as pinturas foram realizadas em telas, em vez de serem feitas diretamente nas paredes do refeitório. Esta decisão permitiu não apenas preservar a integridade do espaço, mas também garantir a durabilidade e mobilidade das obras, possibilitando a sua eventual exposição noutros locais.
Este trabalho foi realizado em parceria entre a nossa escola – Centro Sócio-Educativo e a Instituição APPACDM de Setúbal, com o objetivo de: garantir a autorização necessária para a realização da pintura; assegurar condições logísticas e; ainda garantir a aquisição de materiais (telas, tintas, trinchas, luvas, pincéis, entre outros). Esta parceria veio reforçar a cooperação e o envolvimento de toda a comunidade escolar nesta iniciativa inspiradora.
Após concluídas, as quatro telas foram afixadas numa grande parede branca no refeitório da escola, transformando-a num espaço vibrante e inspirador, que convida à reflexão e à valorização do meio ambiente.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A turma A (Sala 2), é composta por alunos com multideficiência e deficiência intelectual ligeira associada a dificuldades de aprendizagem e com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos.
Esta experiência foi muito mais do que um simples exercício artístico. A metodologia aplicada integrou pesquisa, criatividade e prática, promovendo aprendizagens significativas sobre sustentabilidade e respeito pela natureza. Os alunos desenvolveram competências artísticas, colaborativas e reflexivas, vivenciando uma verdadeira lição de cidadania ambiental.
O impacto do projeto não ficou confinado à escola. Através da partilha nas redes sociais, incluindo a página do Facebook da escola, toda a comunidade pôde acompanhar e celebrar esta jornada de descoberta e sensibilização. Integrado nas ações do Programa Eco-Escolas, este projeto transformou-se numa experiência interdisciplinar, que reforça a importância da educação para a sustentabilidade e inspira todos a serem agentes ativos na construção de um mundo melhor.
Este mural é um reflexo da nossa crença no poder da educação para mudar mentalidades e hábitos. Que esta obra colorida e vibrante continue a inspirar alunos, professores e visitantes a cuidar dos nossos ecossistemas e a celebrar a beleza da vida em todas as suas formas. Porque cada ação conta, e juntos podemos fazer a diferença!