Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final inserido no espaço da escola

Fotografias de detalhes:

Pormenores

Parceiros:
Câmara Municipal de Castelo Branco
Parque do Barrocal
Artista Convidada_Natacha Pires (https://neataa.wixsite.com)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura mural foi representado o Ecossistema do Parque do Barrocal que descreve a zona onde a cidade de Castelo Branco está implantada, o reflexo da Natureza selvagem no centro da cidade com um ecossistema de Floresta temperada. No Parque do Barrocal, distinguem-se diversas categorias de Flora tais com as representadas: o continental Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica), no sub-bosque, encontram-se espécies aromáticas e medicinais como o Rosmaninho (Lavandula pedunculata), Alecrim (Rosmaninus officinalis), a Papoila (Papaver dubium), Giesta-Amarela ou Maias (Cytisus striatus), Esteva ou Xara (Cistus ladanifer), Dente-de-Leão (Taraxacum Officinale).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Agendou-se uma visita guiada com o Parque do Barrocal (www.barrocal-parque.pt), onde a Técnica responsável cuidadosamente selecionou um levantamento da flora e fauna mais relevante da região da nossa cidade e que se reflete no próprio Parque. Considerou-se ainda a estação do ano em que nos encontrávamos, neste caso a primavera, muito rica em elementos naturais que foram registados gráfica e fotograficamente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Elaborou-se uma maquete com a composição a representar no mural e as respetivas cores a usar, selecionou-se o espaço físico a pintar, aquele de maior afluência de alunos no seu tempo de lazer e em atividades escolares e fez-se o levantamento dos materiais necessários.
Tendo em conta que a pintura mural será uma obra artística, convidou-se uma ex-aluna da escola, que é Artista Urbana e com experiência neste tipo de execução, para nos auxiliar com a pintura final. Os alunos, junto com a docente de Cidadania e Arte elaboraram uma composição gráfica com os elementos desenhados da recolha feita na visita ao parque.
A artista convidada, Natacha Pires (https://neataa.wixsite.com), ajudou no processo de representação à escala do desenho final, com contornos, e esteve presente na maior parte do tempo em que os alunos pintavam o mural, com tinta apropriada ao desgaste exterior. Todo o processo de organização, limpeza e trabalhos de pintura, foram acompanhados por diversos docentes, que generosamente contribuíram com a sua ajuda e conhecimentos, das disciplinas de Educação Visual e Ciências Naturais. Todos os pormenores e detalhes finais foram concretizados pela artista convidada e as docentes de Cidadania e Arte e Educação Visual.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As docentes de Cidadania e Arte e Ciências Naturais dos alunos do 3º Ciclo, todas as turmas de 7º e 8º ano de escolaridade (com idades entre os 12 e 15 anos) apresentaram o Projeto para a pintura mural e refletiram onde começar a recolher informação do Ecossistema que seria representado. A escolha final foi o Parque do Barrocal, um espaço privilegiado da cidade que se encontra sob a tutoria da Câmara Municipal de Castelo Branco.
Em contexto de sala de aula a docente de Ciências Naturais trabalhou algumas questões relacionadas com a fauna e flora, enquanto que a docente de Cidadania e Arte junto com os alunos pesquisaram e aprofundaram temas como a Sustentabilidade Ambiental e projetaram a composição mural.