Colégio Miramar (Mafra)
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura estão representados os ecossistemas terrestre (de floresta) e aquático (oceanos), característicos do nosso Conselho.
O objetivo central consistiu na representação plástica de problemáticas e soluções ambientais, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na realidade ecológica do concelho de Mafra.
A metodologia aplicada iniciou-se com a análise de documentos e dados relativos à situação ambiental do concelho de Mafra, contemplando o levantamento de problemas locais e iniciativas já em curso. Foram também abordados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com especial incidência nos que se relacionam com o ambiente e a ecologia (ODS 6, 11, 12, 13, 14 e 15).
Qual a razão da escolha desta imagem?
A partir do diagnóstico, os alunos foram desafiados a traduzir conceitos ecológicos e ambientais em linguagem visual, identificando símbolos, metáforas e estratégias de comunicação gráfica capazes de representar tanto os problemas como as soluções. Este processo incluiu a realização de esboços, estudos de composição e propostas individuais, posteriormente articuladas numa composição coletiva da qual resultou a pintura apresentada. Assim, a imagem escolhida resulta da compilação de várias ideias, sendo que o principal objetivo da mesma se prende com a necessidade de sensibilizar a comunidade para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis e sustentáveis.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de concretização da pintura incluiu a realização de esboços em papel que depois foram transferidos para o mural por gradeamento e stencil, garantindo a fidelidade dos elementos e a harmonia compositiva.
O mural é encabeçado por uma frase-síntese escolhida colaborativamente O mural foi executado numa superfície mural exterior com dimensões aproximadas de 6 metros de comprimento por 2 metros de altura.
Foram utilizados os seguintes materiais e técnicas:
• Tinta acrílica para muralismo, resistente às intempéries;
• Pincéis de várias espessuras e rolos para áreas de preenchimento;
• Técnicas de estilização gráfica e contraste cromático.
A frase “Preservar é viver" funciona como chamada de atenção e síntese do conceito, promovendo uma leitura direta da mensagem ecológica do mural.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
No decorrer do terceiro período letivo, a turma 11.ºE (média de idades 16 anos) do curso de Artes Visuais desenvolveu um mural de grandes dimensões no âmbito da disciplina de Desenho A, em articulação com o projeto Eco-Escolas.
A concretização do mural envolveu trabalho colaborativo, planeamento coletivo e divisão de tarefas, permitindo aos alunos desenvolverem competências em expressão plástica, consciência ecológica e cidadania ativa.
O mural permanece visível como forma de sensibilização permanente para toda a comunidade educativa, reforçando o papel da arte na transformação social e ambiental.