Escola Básica de Loureiro - Grijó (Vila Nova de Gaia)
Parceiros:
Junta de freguesia Grijó (tintas) e professores AEC.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Nesta pintura podemos observar um ecossistema natural. Um ecossistema é um conjunto de seres vivos (como animais e plantas) que vivem num mesmo ambiente e se relacionam entre si e com a natureza que os rodeia, como o solo, a água e o ar.
Na imagem vemos um ecossistema da floresta. Estão presentes vários elementos vivos, como:
Animais: um lagarto, alguns pássaros, um ouriço, cobras, tartarugas, abelhas...
Plantas: arbustos e flores coloridas.
Também observamos elementos não vivos que ajudam os seres vivos a sobreviver. Neste ecossistema, os animais e as plantas vivem em equilíbrio. As plantas dão abrigo e alimento a muitos animais. Alguns animais ajudam as plantas a espalhar as suas sementes e a crescer.
Este ambiente mostra como todos os elementos da natureza estão ligados e precisam uns dos outros para viver.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem porque mostra um ecossistema da floresta cheio de vida. Nela podemos ver muitos animais diferentes e várias plantas coloridas, o que nos ajuda a perceber como a natureza funciona. A imagem é bonita, chama a atenção e ajuda-nos a aprender como os seres vivos vivem juntos e se ajudam para sobreviver.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho começou com uma conversa em grande grupo sobre o que é um ecossistema e quais são os diferentes tipos que existem (floresta, mar, deserto, entre outros). Esta discussão ajudou-nos a ativar conhecimentos e a despertar a curiosidade. Depois, realizámos uma pesquisa orientada sobre os animais e plantas que vivem na floresta. Usámos livros que os professores trouxeram para a escola e também o computador da sala, com a ajuda da professora, para ver imagens e vídeos curtos sobre a vida na floresta. Esta atividade ajudou-nos a trabalhar conteúdos de Estudo do Meio e também de Literacia Digital. A seguir, cada aluno escolheu um ser vivo da floresta (animal ou planta) para explorar. Fizemos pequenas fichas informativas com o nome, características e curiosidades sobre o ser vivo escolhido, o que nos permitiu desenvolver a escrita e o vocabulário (ligação com Português). Com base na informação recolhida, desenhámos e pintámos os nossos animais e plantas, usando diferentes materiais. Enquanto os trabalhos eram finalizados, organizámo-nos em pequenos grupos e, com a ajuda da professoras e dos professores das AEC, planeámos a disposição das imagens no mural, de forma a representar um ecossistema equilibrado. Finalmente, montámos o mural coletivo com todos os trabalhos. Foi um projeto muito enriquecedor, que envolveu várias áreas do saber, promoveu o trabalho de grupo e o respeito pela natureza.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos neste trabalho tinham entre 6 e 9 anos, frequentando do 1.º ao 4º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Desde o início, os alunos foram ativamente envolvidos em todas as etapas do projeto. Foram incentivados a fazer perguntas, a dar opiniões e a escolher o ecossistema a representar. Esta tomada de decisão ajudou a aumentar o interesse e o sentido de responsabilidade no grupo. Durante o processo, os alunos participaram em pesquisas orientadas, em papel e com recurso a tecnologias digitais (vídeos curtos, imagens no quadro interativo). Também foram envolvidos em atividades práticas, como o desenho, a pintura e a montagem do mural, trabalhando de forma individual e em grupo. Além disso, participaram na organização do espaço do mural.