Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
CIA (Centro de Interpretação Ambiental de Leiria)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado na pintura é a floresta, mais especificamente a Floresta dos Milagres, já que o colégio está situado numa zona rodeada por esta floresta e pelo Rio Lis. A obra inclui diversos elementos típicos deste ecossistema, como corujas, patos, gaivotas, coelhos, raposas, caracóis, borboletas e vários pássaros. Em relação à flora, destacam-se árvores autóctones e de fruto, como ameixeiras, macieiras, pinheiros e flores do campo. Toda esta fauna e flora é comum e existente nestes espaços naturais que envolvem a comunidade escolar, reforçando a importância da conservação ambiental e a ligação entre os alunos e o seu meio envolvente.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi criada no âmbito da disciplina de Educação Visual com a turma B do 5.º ano, a partir de desenhos de florestas realizados pelos alunos. Posteriormente, os alunos da turma A do 6.º ano recortaram elementos desses desenhos para criar uma composição visual. Por fim, o aluno Pietro, do 6.º A, transformou a imagem numa ilustração digital, simplificando-a para ser pintada no muro do colégio. A imagem foi escolhida por refletir o trabalho colaborativo entre turmas e a valorização da natureza enquanto tema central.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de criação do mural seguiu uma metodologia colaborativa e interdisciplinar, envolvendo duas turmas de diferentes níveis de ensino. Inicialmente, os alunos da turma B do 5.º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual, realizaram desenhos inspirados em florestas, explorando formas, cores e texturas naturais. Numa segunda fase, os alunos da turma A do 6.º ano recortaram elementos desses desenhos para criar uma nova composição visual coletiva. Esta colagem serviu de base para a terceira fase, em que o aluno Pietro, do 6.º A, digitalizou e simplificou a imagem, adaptando-a para pintura mural. O trabalho final representa não só a expressão artística dos alunos, mas também a importância do trabalho em equipa, da continuidade pedagógica e da ligação entre técnicas tradicionais e digitais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos tinham entre 9 e 13 anos, pertencentes aos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade. O processo foi desenvolvido em várias fases: os alunos do 5.º B iniciaram o trabalho com desenhos de florestas, explorando a criatividade e a observação da natureza. Depois, os alunos do 6.º A recortaram elementos desses desenhos e criaram uma nova composição visual. O aluno Pietro, do 6.º A, digitalizou e simplificou a imagem, preparando-a para ser adaptada ao mural. Por fim, a pintura do muro foi realizada por alunos do 5.º ao 7.º ano, promovendo o envolvimento interturmas e o espírito de cooperação em torno de um projeto artístico comum.