Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Rio de Mouro
Câmara Municipal de Sintra
Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é a biodiversidade existente no Parque Urbano, estando isto mesmo escrito no título do Muro no seu início, juntamente com os logótipos do projeto.
A fauna representada para a primeira parte do projeto foi a seguinte: pintassilgo, sardão, cobra-rateira, rã-verde, guarda-rios, libélula tira-olhos-imperador, chapim-azul, libélula-escarlate, azul-celeste, lagartixa-do-mato, galinha-d’água, gafanhoto-verde, poupa e mariposa-ocelada. Na segunda parte do projeto: coelho, borboleta-colibri, alvéola-branca, estrelinha, pato-real, borboleta-maravilha, melro e abelhão-cardador.
A flora, que se encontra espalhada pelo muro para dar equilíbrio à composição, foi a seguinte: ulmeiro, dedaleira, uva-de-cão, roseira-brava, pinheiro-bravo, raspa-língua, hera, roselha, carvalho-alvarinho, medronheiro e carvalho-cerquinho.
Há ainda a destacar a pintura de líquenes e cogumelos na segunda parte do muro.
Cada uma das ilustrações dos seres vivos foi devidamente identificada.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto “Muros com Vida” foi uma proposta apresentada pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro à nossa Escola, em reunião do Conselho Eco-Escolas, a ser implementada no muro localizado na entrada do Parque Urbano Rinchoa-Fitares, junto ao Complexo Desportivo Municipal de Fitares. Este muro, era constantemente vandalizado e, obviamente, a necessitar de intervenção.
Como tal, esta proposta foi apresentada às Diretoras de Turma e aos alunos das turmas B e C do 7º ano, em 2023, para educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que devemos proteger a fauna e a flora do Parque Urbano, a toda a comunidade educativa, uma vez que este Parque é contíguo à escola sede do Agrupamento.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Devido ao tamanho substancial do muro, este projeto foi dividido em dois anos letivos (2023/2024 e 2024/2025). Sendo assim, no primeiro ano (2023/2024), o muro, com cerca de 73 metros de comprimento e uma média de 3 metros de altura, foi dividido em duas partes, e as turmas concentraram-se apenas na primeira metade. Esta metade, por sua vez, foi dividida em duas partes, uma para cada turma. Posteriormente, os alunos de cada turma (na altura 7.ºB e 7.ºC), em grupo, realizaram o projeto gráfico-visual à escala, nas aulas de Educação Visual e Expressão Plástica, baseando-se no ecossistema existente no Parque Urbano Rinchoa-Fitares. Para tal, foi-lhes fornecido imagens da fauna e da flora do Parque para se inspirarem na realização da composição, a partir do inventário de espécies disponibilizado pela equipa do GSAT da CMS. Dos projetos realizados, foram selecionados três desenhos de cada turma, tendo em conta a interligação e coerência, para que o trabalho final resultasse num desenho contínuo. Devido à proximidade do final do ano letivo e à grande logística que implicava a sua realização, decidiu-se que a pintura da primeira metade seria apenas realizada no início do ano letivo de 2024/2025.
Em setembro de 2024, encontrando-se as turmas já no 8.º ano, iniciou-se a implementação do projeto. Foi marcada uma semana, no turno da manhã, em que cada uma das turmas, em dias alternados, dirigiam-se ao muro, acompanhados pelos professores em horário letivo para pôr em prática o projeto. No último dia da semana, juntaram-se as duas turmas para acelerar o processo.
A Junta de Freguesia, previamente, fez a marcação do muro com uma grelha quadriculada de ampliação, esta também realizada nos desenhos originais para orientação. A partir daqui os alunos desenharam os elementos na parede com auxílio de carvão, paus de vassoura e de um andaime. Deram depois início à pintura, utilizando tintas, pincéis, trinchas, rolos, entre outros materiais, fornecidos pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro e Câmara Municipal de Sintra. Algumas misturas de cor foram feitas antecipadamente na Escola. Os alunos estavam divididos em 2 equipas para cada parte do muro: uma equipa que desenhava e pintava e a outra que apoiava com água, panos, tintas e pincéis. Havia ainda a equipa que organizava, misturava as cores e fornecia as tintas necessárias à pintura.
Depois de finalizada a pintura da primeira parte, deu-se início à segunda parte do projeto, da segunda metade do muro. Desta segunda metade, voltou-se a dividir em duas partes para cada turma, mas desta vez os alunos foram especificamente selecionados para a realização do projeto. Na disciplina de Ciências Naturais, à semelhança do ano anterior, os alunos realizaram uma pesquisa sobre as espécies animais e vegetais, e ainda sobre os cogumelos e os líquenes existentes no Parque Urbano Rinchoa-Fitares, assim como as suas principais características. Como complemento, na disciplina de Português, as turmas elaboraram dois poemas inspirados nas pesquisas das diferentes espécies, e que foram incluídos no projeto. A logística da pintura do muro foi a mesma, à exceção do dia em comum com as duas turmas. Foi bastante difícil marcar a semana devido às condições atmosféricas existentes durante este ano, foram vários os dias agendados e depois suspensos devido à chuva constante que se fez sentir este ano, o que fez com que o processo de pintura se atrasasse. Para poder terminar alguns pormenores, foram utilizadas algumas horas das Brigadas das Artes em que os alunos das duas turmas foram voluntariamente pintar o muro. Apesar das condicionantes, conseguiu-se terminar dentro do prazo. Também elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento e ainda da equipa GSAT da CMS deram o seu contributo apoiando em alguns momentos da pintura. Também dois elementos da JFRM, responsáveis pela manutenção dos acessos ao Parque, foram fundamentais no apoio a toda a parte prática no local.
O projeto foi bastante ambicioso e muito trabalhoso, no entanto foi uma experiência única para os nossos alunos. Durante todo este processo, as pessoas que passavam pelo muro, dado que é a entrada principal do Parque, ficavam extremamente agradadas com o que viam e os alunos eram sempre elogiados pelo trabalho que estavam a realizar. Existiu um grande espírito de equipa, empenho e cooperação, não só por parte dos alunos, mas também por parte de todos os professores constituintes das turmas e da equipa Eco, tanto a nível da organização como do apoio prestado.
Os dois projetos do Muro foram expostos na Escola, na ExpoEscultor, de modo a dar a conhecer a toda a comunidade educativa o trabalho realizado.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A média de idades dos alunos é 14 anos.
A forma como foram envolvidos os alunos já se encontra descrita no campo anterior.