Escola Básica de Gavião (Gavião)
Parceiros:
As parcerias foram internas, juntando a parte curricular com a AEC de Empreendedorismo Educativo e outros programase projetos da escola, nomeadamente o Clube de Ciência Viva na Escola - ScienLab.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Tema da pintura: “A Vida na Horta”
Identificação do Ecossistema Representado:
O ecossistema retratado na pintura é o de uma horta biológica escolar, um espaço natural e educativo onde se promove a biodiversidade, a sustentabilidade e a ligação entre os alunos e a natureza.
Elementos do Ecossistema Representados:
Horta Biológica: Representada com canteiros organizados, onde se cultivam diversos legumes e hortaliças como alface, cenouras, couves e tomates, utilizando práticas sustentáveis sem pesticidas químicos.
Flores: Plantas floridas como girassóis e papoilas estão incluídas na pintura, tanto pelo seu valor estético quanto pela sua função de atração de insetos polinizadores e controlo biológico de pragas.
Árvores de Fruto: Algumas árvores como a laranjeira foram pintadas, evidenciando a diversidade do ecossistema e a importância de fruteiras na alimentação e no ciclo da vida.
Animais da Horta: Foram representados pequenos animais úteis à horta, como minhocas (essenciais para a saúde do solo).
Insetos: A pintura inclui vários insetos benéficos como joaninhas (que se alimentam de pulgões), abelhas (polinizadoras) e borboletas, fundamentais para o equilíbrio ecológico.
Objetivo da Obra:
A pintura visa transmitir a importância da preservação dos ecossistemas naturais, demonstrar como uma horta pode ser um espaço de vida rica e equilibrada, e sensibilizar a comunidade educativa para práticas agrícolas sustentáveis e amigas do ambiente.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida por representar de forma viva e colorida a importância da biodiversidade na horta escolar. Através da pintura, pretendemos mostrar como diferentes elementos naturais — plantas, árvores, flores, insetos e animais — convivem em equilíbrio num ecossistema sustentável.
Esta representação ajuda a sensibilizar a comunidade educativa para o valor da natureza e o papel de cada ser vivo na preservação do ambiente. A imagem transmite também uma mensagem de harmonia, respeito pela vida e ligação com a terra, valores centrais do Programa Eco-Escolas.
Além disso, a escolha desta imagem reflete a realidade da nossa escola, onde a horta é um espaço de aprendizagem ativa, cuidado com o planeta e contacto direto com a natureza.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural foi um trabalho colaborativo, desenvolvido ao longo de várias etapas, envolvendo alunos, professores e assistentes operacionais, com o apoio da coordenação Eco-Escolas.
1. Fase de sensibilização e investigação:
O processo começou com sessões de sensibilização sobre a importância da biodiversidade e do papel das hortas escolares na sustentabilidade ambiental. Os alunos pesquisaram os principais elementos de uma horta biológica — plantas, flores, árvores de fruto, animais e insetos — e refletiram sobre como esses elementos interagem num ecossistema equilibrado.
2. Observação direta e recolha de ideias:
Visitámos a horta da escola para observar e registar os elementos naturais presentes. Os alunos fizeram desenhos, tiraram fotografias e anotaram os seres vivos e as cores predominantes, que serviram de base para a criação do mural.
3. Criação dos esboços:
Em sala de aula, os alunos trabalharam em grupo para criar esboços e propostas de imagens para o mural. As ideias foram discutidas em conjunto, promovendo a partilha de opiniões, o trabalho em equipa e a criatividade.
4. Seleção do desenho final:
Após análise das propostas, foi escolhido um desenho final que representasse a diversidade e a vida na horta de forma harmoniosa e educativa. Esse desenho foi ajustado em tamanho e adaptado para o muro selecionado.
5. Execução do mural:
A pintura do mural foi feita em etapas, com a participação ativa dos alunos, sob orientação dos professores titulares de turma e a técnica da AEC Empreendedorismo Educativo e com apoio técnico para o uso de materiais adequados (tintas exteriores, pincéis, projetor, etc.). A atividade foi realizada em ambiente colaborativo, com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade por parte de todos os envolvidos.
6. Reflexão final e apresentação:
No final, foi feita uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam com o projeto, reforçando o sentido de pertença à escola e o compromisso com a proteção do meio ambiente.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto contou com a participação ativa de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Desde o início, os alunos foram envolvidos de forma prática, lúdica e educativa, com o objetivo de desenvolver a sua consciência ambiental, criatividade e espírito de colaboração.
A participação dos alunos ocorreu nas seguintes fases:
Exploração e observação da horta escolar: As crianças visitaram a horta da escola para observar os elementos presentes — plantas, flores, árvores, insetos e pequenos animais — incentivando a curiosidade e a aprendizagem ativa.
Debates e partilha de ideias em sala de aula: Em contexto de sala, os alunos partilharam as suas experiências e conhecimentos sobre a horta, falando sobre o que viram, os cuidados com as plantas e a importância dos insetos e animais no ecossistema.
Desenho e expressão artística: Cada aluno foi convidado a fazer desenhos individuais sobre “a vida na horta”, expressando a sua visão pessoal do tema. Estes desenhos serviram de base para a criação do esboço do mural final.
Pintura do mural: Sob orientação dos professores e com apoio técnico, os alunos participaram na pintura do mural, respeitando as diferentes fases e áreas da obra. Esta etapa foi vivida com grande entusiasmo e responsabilidade, promovendo o trabalho de equipa e o cuidado com os materiais e o espaço.