Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
Parceiros:
Empresa de Pintura "Emanuel Saudade, Unipessoal" (cedência de tintas).
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Habitats seminaturais e campos de cultura, com presença de algumas das espécies endémicas mais emblemáticas da região, nomeadamente a Vidália (Azorina vidalii), o morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), o priôlo (Pyrrhula murina) bem como alguns produtos hortícolas da nossa estufa biológica (tomateiros, girassóis, abóboras, alfaces, entre outros).
Qual a razão da escolha desta imagem?
Para enfatizar a importância de se preservarem os habitats seminaturais (com toda a biodiversidade aí inerente) aos pequenos campos de cultura, no âmbito de uma agricultura ecológica / sustentável, evitando também a utilização de produtos químicos nefastos para os ecossistemas e para a saúde humana.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foram realizados momentos de brainstorming com os alunos para recolha de ideias, palavras-chave e imagens representativas do tema escolhido.
A pintura do mural foi feita por fases: preparação do muro (limpeza e primário), marcação dos contornos, pintura em blocos de cor, e, por fim, retoques. A execução foi feita em pequenos grupos de alunos para garantir organização e segurança.
Contámos com o apoio de professores de artes visuais, que orientaram tecnicamente a composição visual e a execução do mural, respeitando sempre a identidade das ideias dos alunos.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os discentes envolvidos neste projeto de trabalho tinham idades que variavam entre os 14 e os 18 anos e pertenciam às turmas das Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas e professores do Departamento de Ciências Físico-Naturais e do Departamento de Expressões.