Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 do Bairro da Socasa (Azambuja)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Resultado final

Fotografias de detalhes:

Projeto inicial resultante das respostas dos alunos. Não foi possível pintar alguns elementos devido às dimensões dos muros.

Parceiros:
Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Azambuja

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representada nesta imagem é um planeamento para a intervenção a realizar nos muros do portão principal da escola. A intervenção será concretizada pelos alunos do 2º e 4.º ano, incentivando a sua participação ativa na transformação do espaço escolar. A composição representa um ambiente natural colorido e alegre, com elementos característicos da biodiversidade: flores, árvores, animais e insetos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Este mural pretende tornar o espaço mais acolhedor e educativo, reforçando valores como o respeito pela natureza, a importância da biodiversidade e o sentimento de pertença ao espaço escolar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foram questionados os alunos sobre o que gostavam de ver desenhados nos muros, junto ao portão de entrada. A partir das respostas foram desenhados alguns elementos tais como animais e plantas. Os desenhos foram feitos de modo a que todos pudessem desenhar e pintar usando paus giz com diferentes cores para facilitar a pintura do desenho de forma rotativa, para que todos pudessem pintar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Temos alunos de 7 e 9 anos envolvidos, em que os alunos mais velhos ficaram com a missão de ensinar e coordenar os mais novos. Os professores titulares de turma acompanharam o desenrolar dos trabalhos, sob supervisão do professor de Educação Artística.