Escola S/3 de António Nobre (Porto)
Parceiros:
Município do Porto, Junta de Freguesia de Paranhos, Design Inc. – Associação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural elaborado representa um ecossistema marinho, com enfoque na zona costeira atlântica portuguesa. A composição integra diversos elementos representativos da biodiversidade marinha, incluindo:
Peixes típicos da costa portuguesa, como a sardinha;
Mamíferos marinhos, como o golfinho-roaz;
Aves costeiras, nomeadamente gaivotas;
Algas e pradarias marinhas, com destaque para a erva marinha (Zostera marina);
Invertebrados como ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e medusas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha do ecossistema marinho deve-se, por um lado, à proximidade geográfica da cidade do Porto em relação ao Oceano Atlântico e, por outro, à crescente consciência ambiental dos alunos relativamente à importância dos oceanos na regulação do clima, produção de oxigénio, segurança alimentar e preservação da biodiversidade.
O mural pretende também sensibilizar a comunidade educativa e local para a urgência da conservação dos ecossistemas marinhos, face aos efeitos da poluição, da sobrepesca e das alterações climáticas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A primeira fase do projeto, de pesquisa e investigação sobre os ecossistemas marinhos, foi desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais. Os alunos organizaram-se em pequenos grupos para aprofundar temas como a fauna, a flora, as cadeias alimentares, os habitats, as ameaças ao oceano e os desafios ambientais atuais.
Com base nos conhecimentos adquiridos, os alunos realizaram esboços do mural na disciplina de Educação Visual, integrando elementos científicos e criativos. Foram selecionados os dois melhores desenhos para servir de base à composição final.
Na execução do mural, foi aplicada, de forma criativa, a técnica de stencil: os alunos criaram moldes em papel das diferentes espécies a representar. Estes moldes foram depois posicionados na parede e preenchidos com tinta em spray, produzindo formas bem definidas com rapidez e impacto visual. Paralelamente, outros alunos desenharam e pintaram diretamente no mural, utilizando tintas acrílicas e pincéis, o que permitiu maior liberdade expressiva.
Esta fase contou com o apoio técnico e artístico de duas colaboradoras da Design Inc. – Associação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que prestaram orientação aos alunos ao longo do processo.
A pintura foi realizada numa parede de um dos blocos da Escola Secundária António Nobre, visível no interior do recinto escolar, com o envolvimento ativo dos alunos em todas as etapas – do planeamento à concretização.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram na realização do mural alunos do 8.º ano, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, que estiveram envolvidos de forma ativa, colaborativa e interdisciplinar. A investigação científica, a conceptualização visual e a execução prática do mural foram desenvolvidas com elevada participação, promovendo competências no âmbito da educação ambiental, da expressão artística e da cidadania.