Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com vida- Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Clube Ciência Viva na Escola (CCVnEAM) e Câmara Municipal de Sintra

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
"Biodiversidade de zona intertidal"
Elementos do ecossistema presentes na pintura:
Bodelha (Fucus spp.), Lapa (Patella spp.), Caramujo (Nucella lapillus), Mexilhão (Mytilus spp.), Estrela-do-mar-de-espinhos (Marthasterias glacialis), Caranguejo-mármore (Pachygrapsus marmoratus) e Ouriço-do-mar-comum (Paracentrotus lividus)

Qual a razão da escolha desta imagem?
Na base da proposta para o desenho estão as atividades de campo realizadas por turmas de 8º ano para o estudo da Biodiversidade da zona intertidal (parceira entre o CCVnEAM e o projeto Kids Dive Goes Wild) e a participação dos 21 alunos do 5.º ao 9.º ano, no programa Kids Dive (promovido pela CM Sintra) através do Eco-Escolas. Em ambos os casos há uma praia comum (praia do Magoito) e apesar dos alunos desenvolverem atividades diferentes, nos dois clubes, há um contexto comum e que visa o desenvolvimento da literacia acerca da biodiversidade marinha do litoral.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1ª fase - Em várias sessões com os alunos Eco-Escolas, ao longo do 2º semestre, tivemos oportunidade de debater o tema dos Oceanos, nas várias atividades realizadas e nas sessões, no âmbito do projeto “Kids Dive”. Os alunos integrados neste projeto tiveram contacto com as espécies de seres vivos durante uma saída de campo na praia de Magoito dinamizada pela equipa Kids Dive. Por sua vez, os alunos do 8A e 8B (integrados no projeto do CCVnEAM “Biodiversidade da zona intertidal”) e uma equipa de docentes CCVnE, realizaram saídas de campo (praia do Magoito) com o objetivo de conhecerem as espécies e as metodologias de trabalho científico (amostragem/registo).
Os alunos do Eco-Escolas interessaram-se pelo projeto “Muros com Vida”, e tendo por referência a lista de espécies pré-definida para as amostragens dos alunos do 8º ano, contribuíram com ideias para os desenhos dos seres vivos marinhos que iriam integrar o desenho final (os quais poderiam ser individuais ou em grupo) assim como para o contexto.
2ª fase – para a análise das várias ideias e propostas teve-se em conta que seria desejável cumprir um enquadramento visual que permitisse quer a representação do biótopo (zona intertidal) quer uma identificação imediata da praia do Magoito. Desta forma, decidiu-se por um enquadramento daquela praia, na maré baixa (direção do cabo da Roca e após a Ribeira da Mata), onde se destaca a falésia, com as características faixas cinzentas de estratos sedimentares, e a partir da base têm início os depósitos de areia a que se seguem os afloramentos rochosos emersos que entram mar adentro. Cada uma das espécies ficou representada dentro um círculo (onde constam o nome comum e científico), o qual tem uma ligação ao respetivo habitat, através de uma linha prolongada às zonas rochosas.
Após o modelo do desenho estar pronto, foi projetada uma quadricula sobre o muro, e a partir daí, passou-se ao esboço e depois à pintura.
A concretização deste projeto ficou a cargo de alguns alunos Brigada das Artes orientados pela professora Cláudia Filipe.
O desenho foi pintado por alunos nas várias sessões do Eco-Escolas e em horário extracurricular e teve também as contribuições da docente coordenadora deste projeto e de outros docentes do Departamento de Educação Artística e Tecnológica.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
11-13 anos
Alunos Eco-Escolas que se reuniam semanalmente às 4ªfeiras com a professora de Artes e Expressões, Cláudia Filipe, formaram a "Brigada das Artes" . Estes alunos desenharam e pintaram os elementos representados no muro.