Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografia da pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Gaia

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A libelinha pertence ao ecossistema de água doce, (rios, lagos , lagoas e riachos) geralmente encontram-se em zonas pantanosas e próximas de cursos de água. As libelinhas são consideradas importantes bioindicadores da saúde dos ecossistemas. A cor azul da parede onde está a libelinha representa a água.
O sapo, habita uma variedade de habitats aquáticos, fáceis de encontrar-se junto a lagos, riachos durante a época de reprodução. Sendo classificado como um anfíbio, o seu ciclo de vida envolve tanto ambientes aquáticos como terrestres, por esta razão o sapo está representando sobre um nenúfar.
Quanto ao ouriço - cacheiro, pertence a diversos ecossistemas, florestas, parques urbanos e até jardins, é uma espécie com grande capacidade de adaptação ao meio envolvente.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão prende-se ao facto de dar continuidade ao projeto iniciado em anos anteriores, interligando o mar e a terra. Na imagem principal procedeu-se à pintura da libelinha, do sapo no nenúfar e do ouriço.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto foi iniciado em anos anteriores por professores de educação visual, com o objetivo de interligar os animais de diferentes ecossistemas, bem como animais aéreos, terrestres e aquáticos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 7º ano, 12-13 anos.
Os alunos foram convidados a participar nas pinturas pelos seus professores de educação visual, ciências naturais e física e química, visando a interdisciplinaridade, cooperação entre pares e estudo dos ecossistemas representados nos muros da escola.