Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Desenho de linhas e processo de pintura.

Totalidade da pintura:

Panorâmica geral da pintura.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Arouca

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema da Serra da Freita, Arouca.
A Vulpes vulpes da Freita (raposa).

Qual a razão da escolha desta imagem?
INSPIRAÇÃO: A partir da visualização de vídeos sobre a fauna e flora, na disciplina de Ciências Naturais, os alunos foram mostrando interesse pela diversidade animal.
Ao participar com alunos de 6º ano no concurso APEVT, realizou-se uma exposição com vários trabalhos sobre os animais do Geoparque Arouca, Património Natural.
Um dos mais votados foi o da raposa, pelo que o clube propôs o concurso “Muros com Vida”, para mostrar a toda a comunidade escolar um dos animais existentes no Concelho.
O projeto foi elaborado em articulação com a disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Materiais para o projeto: folhas brancas, lápis de cor;
Materiais para o Muro: Tintas de exterior; trinchas; água; baldes e rolos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 6º ano do 2º CEB (idades médias de 11 anos).
1º- Abordagem do tema em Ciências Naturais, em Educação Visual e no Clube Ciência & Arte;
2º- Apresentação do concurso aos alunos;
3º- Execução de projeto;
4º- Elaboração da pintura.