Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
Parceiros:
Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Familiares dos utentes
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Árvore da Vida é um símbolo universal e pode representar vários ecossistemas ao mesmo tempo:
Ecossistema Florestal (Floresta Temperada ou Tropical): A árvore como figura central remete naturalmente a florestas, pulmões do planeta e berços de biodiversidade.
Ecossistema Global ou Interligado: a variedade de cores nas folhas simboliza a diversidade de habitats do planeta — do mar ao deserto, da montanha à savana. Tudo está conectado,
a proteção de um ecossistema é a proteção do todo. Tal como a inclusão humana, a diversidade natural deve ser preservada em todas as suas formas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A Árvore da Vida, cujas folhas pintadas em cores variadas representam a beleza única de cada ser, revelando a riqueza da diversidade que habita o nosso mundo. Assim como a natureza expressa-se em infinitas formas e tons, a vida humana manifesta-se nas suas diferenças, incluindo as pessoas com deficiência, que acrescentam singularidade e valor à nossa existência. Esta árvore colorida é um convite à harmonia e à proteção dos ecossistemas, lembrando que cuidar da natureza é cuidar da vida em todas as suas expressões. Que as suas folhas vibrantes nos inspirem a preservar cada ramo, cada folha, cada ser, para que a vida floresça em toda sua plenitude.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A escolha da imagem contou com a colaboração de alguns utentes e profissionais e posteriormente procedeu-se ao decalque da mesma utilizando o desenho em papel de cenário sobre papel químico na parede. O processo de pintura durou cerca de uma semana em que cada dia, um grupo diferente de utentes e alguns familiares/tutores davam o seu contributo pintando alguns elementos até terminar o trabalho final. Foram utilizadas tintas acrílicas nos tons castanhos, vermelho/bourdeaux, verdes, rosa, amarelos e alaranjados, com alguns apontamentos mais azulados/roxos.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os utentes/participantes colaboraram ao longo de 6 dias, sendo que as idades dos mesmo variaram entre os 19 e os 68 anos de idade (utentes, pais/mães, irmãos e até avós dos utentes); formaram-se grupos de cerca de 3 ou 4 elementos de cada vez em turnos (manhã e tarde) de maneira a incluir o máximo de participantes.