Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 de Covões (Cantanhede)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Vista integral da pintura que assinala a comemoração do Dia Internacional da Floresta e da árvore (21 março) e o trabalho de consciencialização e valorizarização do património natural local, e ecossistema da arvore face à fauna.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município e EB Covões

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema local com animais característicos da fauna local (Raposa, Javali, Coruja-das-Torres). Estes elementos foram complementados por arvores em diferentes fases de crescimento, simbolizando a riqueza e dinamismo dos ecossistemas florestais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Decorrente da sessão dinamizada no Dia da Floresta pelas docentes e pelo Município e pelo SEPNA(GNR) sobre a importância da Floresta e da Biodiversidade.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
os alunos realizaram uma atividade simbólica: desenharam, nos vidros do salão, árvores com a sua altura, estabelecendo uma analogia entre o crescimento das árvores e o seu próprio crescimento pessoal — tal como as árvores precisam de cuidados para se desenvolver, também os alunos crescem com conhecimento, respeito e ligação à natureza. O mural será construído com base nesses desenhos. O trabalho irá ser realizado em contexto de grupo, com orientação das professoras titulares e de apoio educativo, e das assistentes operacionais, ao longo de várias sessões. A pintura final foi feita na parede exterior da escola, complementar ao mural já aí existente, tornando-se uma marca visível e duradoura do envolvimento dos alunos com as questões ambientais

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participam 25 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Todos estarão envolvidos nas diferentes fases do projeto:
 Participação nas sessões informativas;
 Contributo com desenhos originais;
 Ajudar na seleção dos elementos a incluir no mural;
 Participar ativamente na pintura da parede, sob orientação das docentes e não-docentes.
O projeto tem um forte carácter pedagógico e colaborativo, promovendo competências como o trabalho em equipa, a expressão plástica, a consciência ecológica e o sentido de pertença à comunidade educativa.