Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa um ecossistema vibrante e diversificado, contrastando com um fundo árido e desolado. No centro da composição, uma mão segura uma espécie de cornucópia vermelha, da qual emergem diversos elementos que simbolizam vida e esperança. Entre eles, destacam-se um arco-íris, uma andorinha, uma borboleta, um pássaro amarelo, flores, estrelas, um coração, uma casa dentro de uma gota de água e o planeta Terra. Estes elementos representam diferentes componentes essenciais de um ecossistema equilibrado, incluindo fauna (pássaros, borboleta), flora (flores) e recursos naturais (água, luz, solo). O contraste entre a explosão de cores e a paisagem cinzenta reforça a mensagem da obra: a necessidade de preservar a biodiversidade e restaurar ecossistemas degradados.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão prende-se com a presença, na mesma, dos vários elementos necessários para preservar a biodiversidade.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural foi um projeto colaborativo e educativo que envolveu várias etapas e a participação ativa de toda a comunidade escolar. O processo iniciou-se com a escolha da imagem, que foi discutida e aprovada em conselho eco-escolas. Este conselho, composto por alunos, professores e outros membros da comunidade escolar, teve a responsabilidade de selecionar uma imagem que refletisse os valores e objetivos do projeto.
Após a escolha da imagem, o próximo passo foi a sua projeção na parede onde o mural seria pintado. Utilizando um projetor, a imagem foi ampliada e desenhada na superfície, permitindo que todos os detalhes fossem fielmente reproduzidos. Esta etapa foi crucial para garantir a precisão do desenho e facilitar o trabalho das turmas que iriam pintar o mural.
A escolha das cores foi uma fase igualmente importante. As cores foram selecionadas de forma a criar uma harmonia visual e transmitir as mensagens pretendidas pelo mural. Esta seleção foi feita com a colaboração da professora de plástica, que orientou os alunos na escolha das tonalidades mais adequadas.
Finalmente, a pintura do mural foi realizada pelas várias turmas do 1º ciclo durante as aulas de plástica e nas sessões na Biblioteca. Cada turma teve a oportunidade de contribuir para o mural, pintando diferentes partes da imagem. Esta atividade não só promoveu o trabalho em equipa e a cooperação entre os alunos, mas também lhes proporcionou uma experiência prática de expressão artística.
O resultado final foi um mural vibrante e significativo, que reflete o esforço coletivo e a criatividade de toda a comunidade escolar. Este projeto não só embelezou o espaço escolar, mas também reforçou a importância da colaboração e do respeito pelo meio ambiente.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm entre 6 e 10 anos. A imagem foi escolhida por eles e o trabalho de pintura, na sua maioria, foi realizado por eles.