Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Tabuleiro e peças para o jogo.

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema da Serra Montejunto, representação da fauna do ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Da nossa escola avistamos a Serra de Montejunto. Montejunto reúne um vasto património natural autóctone o que faz dela um espaço rico em biodiversidade. Para a abordagem do tema “Biodiversidade Em Portugal”, saímos da sala de aula e fomos observar do nosso recreio esta serra e descobrir as suas espécies e as suas condições de proteção.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A turma do 5ºA dinamizou o âmbito do seu projeto turma um projeto relacionado com jogos tradicionais. Aliando este projeto ao estudo da Biodiversidade local, surgiu a ideia de construir numa das paredes da escola um jogo "jogo do galo", cujas peças do tabuleiro representassem a fauna da Serra de Montejunto. As peças não são fixas e contêm informação tal como: nome do animal, nome científico e nível de vulnerabilidade.
Toda a turma foi envolvida neste projeto, nas diversas fases foram distribuídas tarefas: desenho do tabuleiro, pintura do tabuleiro, construção da peças.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm em média 10 anos e pertencem a uma turma do 5ºano.
A turma foi envolvida neste projeto através da curiosidade demonstrada na aula de Ciências Naturais sobre as espécies da Serra de Montejunto, aliado ao tema do projeto de turma.