Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

PINTURA ACABADA COM O ALUNO QUE DESENHOU.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Caldelas;
Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem (cedência de tintas);
Associação de Pais da Escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Inspirado no tema “Ecossistema do Rio Ave e o meio envolvente”, este mural foi fruto da
criatividade dos nossos alunos e da colaboração de toda a comunidade educativa. Um trabalho
coletivo que valoriza a importância da preservação da natureza e celebra a beleza das Caldas
das Taipas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O desenho faz alusão ao edifício das THERMAS da vila de Caldas das Taipas,
salvaguardando a importância da água termal para a população e como foco de atração
turística. O rio e os peixes pintados visam representar o rio Ave e a imperiosa necessidade de se
salvaguardarem as suas espécies. Na vila existe um pontilhão que permite fazer a travessia
sobre o rio Ave, também representada no muro. As árvores apelam à preservação dos
ecossistemas e da Natureza, alertando para a necessidade de se adotarem comportamentos
sustentáveis.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito do programa ambiental Eco-Escolas, as professoras desafiaram os seus alunos
a participarem no desafio “Muros com Vida”, explicando os seus objetivos e o respetivo
regulamento.
Num segundo momento, os alunos esboçaram desenhos subordinados à temática
“Ecossistema do Rio Ave e o meio envolvente”. Foram selecionados 4 desenhos e considerados
a votação, no Facebook da escola. O desenho mais votado foi o escolhido para ser reproduzido
no muro da escola.
Importa referir que os alunos com a orientação das professoras realizaram um esboço do
desenho num muro da escola. O muro escolhido apresenta uma excelente visibilidade para o
recreio da escola, acabando por ter um grande impacto junto da comunidade escolar.
O desenho faz alusão ao edifício das THERMAS da vila de Caldas das Taipas,
salvaguardando a importância da água termal para a população e como foco de atração
turística. O rio e os peixes pintados visam representar o rio Ave e a imperiosa necessidade de se
salvaguardarem as suas espécies. Na vila existe um pontilhão que permite fazer a travessia
sobre o rio Ave, também representada no muro. As árvores apelam à preservação dos
ecossistemas e da Natureza, alertando para a necessidade de se adotarem comportamentos
sustentáveis.
O muro foi pintado com tintas, esponjas e diferentes pinceis. As cores usadas foram bem
pensadas e visaram a criação de uma pintura harmoniosa. Tendo em consideração que um
grupo considerável de alunos envolvidos neste projeto beneficia de apoio de Educação Especial,
foram aplicadas técnicas de pintura que fomentassem o desenvolvimento da motricidade fina e
da coordenação motora.
Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar a comunidade para a preservação
ambiental, bem como estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de
competências em áreas como a expressão plástica e o gosto pelas artes.
Inspirado no tema “Ecossistema do Rio Ave e o meio envolvente”, este mural foi fruto da
criatividade dos nossos alunos e da colaboração de toda a comunidade educativa. Um trabalho
coletivo que valoriza a importância da preservação da natureza e celebra a beleza das Caldas
das Taipas.
A pintura deste muro deu seguramente alegria e vida à escola, a requalificação de um
espaço exterior e a participação num projeto ambiental.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos 30 alunos desde o pré-escolar ao 1.º ciclo. Quinze dos
alunos usufruem de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Idade dos alunos: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 anos