Escola Secundária com 3.º ciclo de Alcanena (Alcanena)
Parceiros:
Câmara Municipal de Alcanena
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A região de Alcanena apresenta um ecossistema diverso, com características marcadas envolvência das Serras de Aire e Candeeiros, a norte e pelo rio Alviela com nascente neste concelho, Olhos de Água e suas margens. A flora inclui várias espécies de árvores como freixos, sobreiros, choupos, ulmeiros e oliveiras, além de arbustos como a murta e o abrunheiro-bravo, além das orquídeas selvagens, roselha e rosas selvagens, alecrim, tomilho e outras ervas aromáticas. A fauna é também rica, com espécies como o tritão, o sapo comum, a salamandra-de-fogo e a cobra-de-água, o Chapim e Pisco-de-peito Ruivo, Peneireiros e Águia de asa redonda, bem como mamíferos como a raposa, o musaranho e o morcego. Para além da industria de curtumes, a agricultura também é importante, com destaque para a cultura de sequeiro, cevada, trigo e oliveira.
Assim, o mural pretende representar estes dois ecossistemas que caracterizam a nossa envolvente e a sua biodiversidade
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem deste mural pretende representar os dois ecossistemas que caracterizam a nossa envolvente e a sua biodiversidade.
A ideia assenta na divisão da parede em 3 planos distintos, o aéreo recortado pela linha de perfil que carateriza a imagem ao longe das Serras de Aire e Candeeiros, a linha do subsolo caraterizando a múltipla vida cavernosa, característica do maciço calcário estremenho aqui no seu limite, aproveitando o relevo do soco que a parede apresenta, e acima do solo a linha de água caracterizando a localização das nascentes do rio Alviela. Nestes três níveis são ilustradas diferentes espécies da nossa biodiversidade, no ar; a águia de asa redonda ainda o Pisco de peito Ruivo e o Chapim, acima do solo as oliveiras e azinheiras e ulmeiros junto às margens do rio, a raposa e a lebre foram os mamíferos eleitos, uma vez que integrou a articulação com a disciplina de português em associando-se a leitura dos contos infantis: o principezinho, Alice no país das maravilhas e o Capuchinho vermelho. Ao nível do subsolo, foi criada uma rede de vida sob tocas e percursos no subsolo, presentes aranhas, escaravelhos entre outros pequenos apontamentos. As plantas eleitas foram a rosa albardeira, também adaptada ao texto de O principezinho, dentes-de-leão, papoilas, alecrim e alfazema.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este projeto pretendia reforçar o envolvimento de todos os alunos da escola e por isso pretendia-se que o mural resultasse da colaboração e participação de todas as sugestões de quem quisesse desenhar e/ou pintar. Para tal, o projeto foi primeiramente objeto de pesquisa e pré proposta base da montagem da imagem pretendida, por parte de uma turma de 8º ano, que foi desenvolvendo os trabalhos de desenho no âmbito das aprendizagens essências da disciplina de educação visual e da componente de expressão artística. Os trabalhos foram de seguida desenvolvidos numa dinâmica de grupos, onde cada grupo deveria sintetizar todas as ideias de modo setorizado da imagem, ar, solo, e subsolo e animais, e adaptação aos contos em exploração.
No final, a atividade culminou com a preparação do esboço, já sobre a parede preparada com pintura à cor branca. O dia final da pintura do mural, decorreu no dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, visando esta atividade informar e sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da preservação da nossa biodiversidade. Neste dia, a atividade contou com os elementos da turma que iniciou o projeto assumindo estes o papel de facilitadores de outros alunos que passavam e mostravam interesse, enquadrando o tema explorado e apoiando o desenho e pintura nos setores já pré-definidos. A atividade desenvolveu-se ao longo deste dia.
No final, foi necessário proceder à limpeza de todos os materiais de pintura, separando todos os resíduos e garantindo a manutenção de todos os materiais e equipamentos a serem utilizados em novas atividades.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Esta atividade contou com os elementos da turma do 8º ano com idades compreendidas entre 14 e 15 anos, que iniciou o projeto, assumindo estes o papel de facilitadores de outros alunos de todos os anos do 3º ciclo e secundários, portanto com idades compreendidas entre 14 a 18 anos, que passavam e mostravam interesse, enquadrando o tema explorado e apoiando o desenho e pintura nos setores já pré-definidos. A atividade desenvolveu-se ao longo deste dia.