Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)
Parceiros:
A Câmara Municipal de Odivelas disponibilizou as tintas necessárias para a execução da pintura.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Segundo a autora do desenho, D.L., do 6.º ano de escolaridade, o mesmo foi elaborado com o objetivo de transformar um muro sem vida num muro com vida. Na concepção do mesmo, teve em atenção que este captasse a essência da fauna e da flora, como a rã, a cobra e a borboleta - que representam a fauna; a árvore, os arbustos e as folhas - elementos que neste caso, personificam a flora.
A imagem apresentada é colorida. No lado esquerdo, podemos observar um tronco de árvore robusto, de cor castanho-avermelhada. À direita do tronco, encontramos um rio de águas azuis.
Acima do rio e no centro da imagem, encontramos uma borboleta no meio da vegetação, que contrasta com o céu azul-claro visível ao fundo. Observamos ainda uma grande folha verde que se inclina para baixo e para a esquerda. Sobre esta folha, vislumbramos uma rã azulada com manchas escuras que contempla a paisagem ao seu redor.
No canto inferior esquerdo, uma cobra esverdeada rasteja em direção ao tronco, o que evidencia a harmonia existente entre os diferentes elementos que constituem a pintura.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Segundo a autora do desenho, esta imagem está diretamente ligada à metamorfose da borboleta que passa por diferentes estágios de desenvolvimento até se transformar num animal sensível e deslumbrante. Neste contexto, a borboleta representa transformação, renovação, liberdade, espiritualidade e beleza.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O presente desafio intitulado “Muros com vida” foi lançado pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas aos alunos e docentes do 2.º e 3.º ciclos. Os docentes de Área Criativa, Educação Visual, Educação Tecnológica e Complemento à Educação artística aceitaram o desafio, orientando os alunos no cumprimento do regulamento do mesmo.
Foi feita uma pré-seleção dos desenhos entregues, os quais foram expostos. Posteriormente, realizou-se uma votação com a colaboração da comunidade escolar. Após esta fase, chegou-se ao desenho vencedor, da autoria de uma aluna do 6.º ano de escolaridade (D.L.).
A execução da pintura foi realizada pela aluna e pelos seus colegas de turma, sob orientação da docente de Educação Visual, que prontamente aceitou o desafio!
No decorrer dos trabalhos de pintura, verificou-se que todos os envolvidos estavam cientes da importância da recuperação e valorização do espaço escolar, aplicando os seus conhecimentos artísticos, assim como comportamentos colaborativos, criativos, sustentáveis e empáticos, essenciais para a conclusão do projeto em questão.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, participaram no presente desafio, incentivados pela professora de Educação Visual (que também leciona a disciplina de Educação Tecnológica), em articulação com as coordenadoras do Programa Eco-Escolas.