Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com Vida_ProjetoEcossistema_ESMF

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Abrantes que nos deu as tintas e pinceis.
Também nos facultou o stencil para o símbolo do Eco-Escolas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O projeto Muros com Vida foi desenvolvido pelos alunos das turmas 6.ºE, PIEF e CEVA, no âmbito do programa Eco-Escolas, com o objetivo de valorizar a biodiversidade existente no espaço escolar através da expressão artística.
Inspirados no rio Tejo e na flora e fauna que rodeiam a escola, os alunos selecionaram elementos naturais representativos e visualmente apelativos da nossa biodiversidade local. Esses elementos foram recriados numa pintura mural situada num dos muros dos jardins da escola, conferindo-lhe cor, dinamismo e significado ecológico.
Este trabalho coletivo constituiu uma oportunidade de integrar a arte e o conhecimento científico, promovendo simultaneamente a consciência ambiental. A intervenção artística pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade, aliando o envolvimento dos alunos à missão educativa da escola.
O mural resulta, assim, de um processo pedagógico e criativo, que promoveu a observação, a pesquisa e a colaboração entre diferentes grupos de alunos, culminando numa obra estética, atrativa e com uma mensagem ecológica.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A nossa pintura pretende representar os elementos mais simbólicos da biodiversidade local e ainda o Rio Tejo, uma vez que a escola se encontra na margem norte e a sua presença influencia o nosso ecossistema e faz parte da nossa paisagem. O fundo azul do nosso muro simboliza a água do rio Tejo.
Os representantes da fauna e flora local pertencem essencialmente a um ecossistema terrestre porque são aqueles com os quais os alunos contactam mais e reconhecem

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural resultou de um processo de trabalho sistemático e colaborativo, desenvolvido ao longo de vários anos letivos no âmbito do programa Eco-Escolas e de outros projetos educativos complementares.
Ao longo deste percurso, tem-se promovido, de forma contínua, a identificação e o estudo das espécies locais, envolvendo ativamente alunos e professores, em particular das disciplinas de Ciências Naturais. Esta dinâmica pedagógica tem sido enriquecida pela colaboração com entidades parceiras, como o Parque Ambiental de Santa Margarida e o Centro de Ciência Viva de Constância, que têm contribuído com apoio técnico, científico e educativo.
Esta metodologia assenta numa abordagem interdisciplinar, que valoriza a aprendizagem ativa, a observação direta da natureza e o envolvimento dos alunos em atividades de investigação, recolha de dados e representação gráfica das espécies estudadas. Ao longo dos anos, os alunos foram reunindo conhecimento sobre a biodiversidade local, o que permitiu consolidar uma base sólida de informação e sensibilização ambiental.
A criação do mural surge, assim, como culminar deste trabalho continuado, refletindo visualmente o conhecimento adquirido e promovendo a valorização da fauna e flora locais. Este mural não só representa as espécies identificadas ao longo dos projetos, como também simboliza o compromisso da comunidade escolar com a educação ambiental e a preservação da biodiversidade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm idades compreendidas entre os 11 e os 18.
Os alunos foram envolvidos de forma ativa e participativa em todas as fases do processo de criação do mural, começando por uma saída de campo realizada na encosta do Tejo onde a escola se localiza e nos jardins da escola. Durante esta atividade, os alunos observaram diretamente o ecossistema local, registando as espécies vegetais e animais presentes, bem como as interações entre os diferentes elementos naturais.
Posteriormente, decorreu uma fase de discussão e análise em sala de aula, orientada pela professora coordenadora do projeto Eco-Escolas. A informação recolhida durante a observação foi complementada com conteúdos fornecidos pela docente, permitindo uma compreensão mais aprofundada do ecossistema onde a escola se insere.
Com base nesta reflexão, os alunos participaram na seleção dos elementos a representar no mural, tendo em conta dois critérios principais: por um lado, a relevância ecológica das espécies no contexto local; por outro, a viabilidade de representação gráfica, escolhendo-se elementos que os alunos se sentissem mais confortáveis a desenhar e a pintar no muro.
Este processo permitiu não só, que os alunos desenvolvessem competências científicas e artísticas, como também se sentissem verdadeiramente parte do projeto, promovendo um maior sentido de pertença e responsabilidade ambiental.