Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Preparação do muro

Totalidade da pintura:

Pintura na sua versão possível

Fotografias de detalhes:

Detahes

Parceiros:
Autarquia de santo Tirso

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Apesar do empenho e entusiasmo demonstrados pelos alunos na participação no desafio Muros com Vida, o trabalho de pintura mural não pôde ser concluído na totalidade, conforme inicialmente planeado. Esta situação deveu-se à limitação do tempo disponível, uma vez que os alunos estiveram simultaneamente envolvidos noutras atividades escolares e extracurriculares, o que reduziu a sua disponibilidade. Acrescem ainda as condições climatéricas adversas, que condicionaram significativamente os momentos possíveis para a pintura ao ar livre. Como consequência, alguns elementos previstos na fase de conceção do mural, nomeadamente representações de fauna e flora autóctone, não chegaram a ser incluídos. Ainda assim, o processo revelou-se uma experiência educativa muito enriquecedora, destacando-se o trabalho colaborativo, o desenvolvimento da consciência ambiental e a valorização da expressão artística como forma de sensibilização para a biodiversidade local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A seleção deste trabalho teve em conta o espírito do desafio Muros com Vida, proposto pelo promotor, nomeadamente a valorização da fauna e flora, bem como a sensibilização para a preservação da biodiversidade. A composição final resultou da integração de vários elementos presentes nos diferentes trabalhos realizados pelos alunos da turma 8.ºC, refletindo um esforço coletivo e colaborativo. Embora a representação da fauna e flora autóctone tenha estado no centro da proposta, é natural que alguns elementos do imaginário dos alunos tenham sido incorporados, conferindo ao mural um cunho pessoal e criativo. Esta abordagem permitiu conciliar a intenção educativa com a expressão artística livre, promovendo o envolvimento ativo dos alunos e o desenvolvimento do seu sentido estético e ambiental.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este projeto destinou-se à realização de um trabalho (desenho ou imagem) para ser pintada num dos muros do recinto escolar. As regras foram estipuladas pelo promotor do desafio, A.B.A.E. (Associação bandeira Azul da Europa), no âmbito das atividades propostas pelo programa Eco-Escolas.
A necessidade de sensibilizar a comunidade educativa face aos temas trabalhados no programa Eco-Escolas, levou-nos a participar de forma mais direta com alunos das turmas de 8.º ano, que nos fizeram chegar os seus trabalhos através de tarefa criada no Teams para o efeito.
Vou apresentar a nossa dinâmica por passos:
- Primeiro – divulgação nas turmas através dos Diretores de Turma, conselho Eco-escolas.
- Segundo – Todas as propostas foram enviadas através do Teams, posteriormente as melhores, selecionadas com a colaboração dos alunos.
- Terceiro – Fase de pintura exterior
- Quinto – realização da memória descritiva e envio a concurso – turma 8.ºC
- Sexto – Divulgação do trabalho vencedor através do Teams e canais disponíveis. Submissão a concurso na plataforma do Programa Eco-Escolas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos através das aulas, em direção de turma, nos conselhos Eco-Escolas.
Este desafio, pelas suas caraterísticas, foi mais orientado para os alunos que revelam mais autonomia, uma vez que implica pintar e deve ser por eles. A idades dos alunos entre 12 e 16 anos.