Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura em processo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia de Vila Nova de Gaia- tintas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural representa o ecossistema do estuário do rio Douro, destacando a diversidade de aves
que frequentam esta zona húmida de elevada importância ecológica. Foram representadas
espécies características da fauna local, como o flamingo (Phoenicopterus roseus), a gaivota
(Larus spp.), o guarda-rios (Alcedo atthis), a garça-real (Ardea cinerea), a rola-do-mar (Arenaria
interpres), a andorinha (Hirundinidae), o borrelho (Charadrius spp.), o fuselo (Limosa limosa) e o
ostraçeiro (Haematopus ostralegus).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Sendo a nossa escola situada na área do Grande Porto, com proximidade ao estuário do Douro,
considerou-se pertinente dar visibilidade à biodiversidade desta zona, promovendo a literacia
ecológica e a valorização do património natural local.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A planificação e concretização do mural foi coordenada pela professora Maria Gonçalves, da
disciplina de Oficina de Artes, com a colaboração da professora Ana Fonseca, da disciplina de
Biologia, coordenadora do projeto “Eco - Escolas” e com o envolvimento dos alunos do 12.º ano
da turma de Artes. A primeira fase consistiu numa pesquisa orientada sobre o ecossistema do
estuário do Douro. Foi ainda feito o levantamento dos seres vivos característicos da fauna e flora
deste ecossistema. Os alunos disponibilizaram-se em fazer a captação e seleção de boas
imagens/fotos que facilitassem a ilustração das mesmas.
A partir de imagens de referência e esboços realizados pelos alunos, foi desenvolvido um projeto
visual que procurou respeitar a morfologia e o habitat de cada espécie. Seguiu-se a projeção da
imagem na parede, traçado preliminar a grafite e, por fim, a pintura mural com tintas adequadas
para exteriores.
Todo o trabalho foi desenvolvido em ambiente de sala de aula e nas instalações exteriores da
escola, de forma colaborativa, valorizando a expressão artística, o rigor visual e o compromisso
com a sustentabilidade e a educação ambiental.
https://youtube.com/shorts/srTfGHES9WM

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram no projeto alunos do 12.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os
17 e os 18 anos. Os estudantes envolveram-se ativamente em todas as fases do processo:
investigação, seleção de espécies, desenho preparatório, pintura e acabamento do mural. O
projeto serviu ainda como oportunidade de articulação entre conteúdos da disciplina de Oficina
de Artes e temas da Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente a proteção da biodiversidade
e a consciência ecológica.
Escola secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia
12º ano de Artes Visuais
Professora Maria Gonçalves
2024/25