Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural - Ecossistema -Vale de Cambra

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Colorcaima (patrocínios das tintas)
Autarquia (apoio logístico)
Clube de Ciência Viva (patrocínio material e pesquisa científica)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A floresta autóctone de Vale de Cambra, localizada na região Norte de Portugal, insere-se num contexto ecológico rico e diversificado, tipicamente associado ao bioclima temperado atlântico com influência mediterrânica, caracterizado por invernos amenos e húmidos e verões quentes e secos. Este ecossistema terrestre florestal, é composto predominantemente por espécies nativas, ou seja, aquelas que se desenvolveram naturalmente nesta região ao longo dos séculos, sem intervenção humana direta ou introdução exótica.
O nosso principal foco foi ilustrar Vale de Cambra de uma forma mais simbólica e subjetiva. A pintura não representa apenas o que se vê, mas o que constitui a essência da região. Explorámos elementos da fauna (Aranha-lobo, Melro-azul, Abelha, Ouriço-Cacheiro…) e flora locais (Carvalho-alvarinho, Castanheiro, Sobreiro,
Medronheiro e Azevinho…), mas também o espírito do lugar. Mais do que representar espécies isoladas, quisemos captar a diversidade e a energia do ecossistema. Vale de Cambra surge como uma paisagem viva, construída por diferentes olhares e expressões. A ambiguidade foi usada como ferramenta para refletir a complexidade natural do território. Cada fragmento da pintura contribui para uma visão coletiva do que nos rodeia. O mural celebra o equilíbrio entre a natureza e quem nela habita. Trabalhamos elementos simbólicos da nossa cidade, isto interpretado através de uma linguagem artística livre e pessoal.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Não houve uma única imagem de referência, mas sim várias ideias e inspirações reunidas.
A escolha da imagem resultou de um processo coletivo de exploração artística.
Cada parte do mural é fruto de diferentes olhares e interpretações sobre Vale de Cambra.
A imagem final não foi escolhida, foi construída em conjunto.
A diversidade de imagens reflete a riqueza natural e emocional do nosso território.
A pintura resultou de múltiplas escolhas visuais feitas por cada aluno.
Não seguimos uma imagem única, mas sim um conceito partilhado.
A imagem escolhida é, na verdade, um mosaico de identidades visuais.
Trata-se de uma representação plural de um lugar sentido e vivido.
A força da imagem está na sua diversidade e na expressão coletiva.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este projeto foi iniciado no ano letivo anterior, no âmbito do DAC, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Cidadania, Geografia e Português.
Todas as turmas do 8º ano colaboraram para o projeto, à exceção de uma, por ser do ensino articulado de música, não tendo a disciplina de Educação Visual. Contudo, esta turma, colaborou no Projeto, com a composição musical que apresentaram no dia da apresentação do mural.
Os alunos, em grupo, iniciaram o trabalho com a pesquisa e escolha das espécies;
A cada aluno foi atribuído um elemento do ecossistema para realizar a sua identificação: nome comum e científico e descrição
No dia digital destinado às turmas, os alunos realizaram a pesquisa que compilaram num Padlet. Link do padllet com as pesquisas realizadas: http://bit.ly/muroscomvidaaebuzio
Na disciplina de Educação Visual, a partir de fotografias/imagem, cada aluno realizou uma ilustração sobre o
Pesquisa e Planeamento: Envolvimento dos alunos num estudo de campo e caracterização do meio envolvente (fauna, flora, património).
Escolhas Artísticas: Seleção das espécies, definição da linguagem gráfica e abordagem estética.
Exploração Visual: Estudo sobre cor, composição, ritmo visual e possibilidades expressivas.
Criação Individual: Cada aluno criou um quadrado com linguagem, técnica e elementos próprios.
Composição Coletiva: Junção dos quadrados num mural coeso, onde a diferença gerou harmonia.
Execução Final: Pintura do mural em parede, com envolvimento ativo dos alunos em todas as fases.
Reflexão e Partilha: Discussão sobre o processo e o resultado enquanto obra colaborativa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos são do 8.º ano de escolaridade. Participaram ativamente em todas as fases do projeto: pesquisa, criação, pintura e reflexão.
Cada aluno contribuiu com a sua visão e expressão individual cujo envolvimento foi prático, criativo e colaborativo.
Foram desafiados a observar o seu território com um novo olhar tendo a liberdade para experimentar diferentes estilos e técnicas.
O mural é o resultado de um processo de escuta, partilha e expressão livre. A diversidade de idades e personalidades fortaleceu o carácter plural da obra.
A participação foi contínua, do conceito inicial à obra final. O projeto desenvolveu competências artísticas, sociais e ambientais.