Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 Damião de Odemira (Odemira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Biodiversidade da Ribeira do Torgal

Fotografias de detalhes:

Espécies da Ribeira do Torgal

Parceiros:
Municipio de Odemira

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema:Ribeira do Torgal.
Elementos naturais:O escalo-do-Mira (Squalius torgalensis); o rato-de-Cabrera (Microtus cabrerae), o mexilhão-do-rio ibérico (Unio tumidiformes) a lontra-europeia (Lutra lutra); o lagarto-de-água (Lacerta schreiberi),a libelula esmeralda(Oxygastra curtisii) , o guarda-rios (Alcedo atthis), o medronheiro (Arbutus unedo), o amieiro (Alnus glutinosa), o freixo (Fraxinus angustifolia) e o choupo-branco (Populus alba).

Qual a razão da escolha desta imagem?
O mural apresentado a concurso pretende dar visibilidade a um dos ecossistemas mais ricos e sensíveis do concelho de Odemira, a Ribeira do Torgal. Através da arte urbana, pretende-se valorizar a fauna e flora endémicas e autóctones e sensibilizar a comunidade educativa e local para a sua proteção e preservação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A construção do mural teve como ponto de partida uma aula dedicada à biodiversidade da Ribeira do Torgal, dinamizada pela professora de Ciências Naturais, com o objetivo de dar a conhecer aos alunos a importância ecológica deste ecossistema ribeirinho. Este momento de enquadramento científico permitiu compreender que a Ribeira do Torgal acolhe espécies raras e endémicas de enorme valor ambiental, como o escalo-do-Mira (Squalius torgalensis), peixe que, em todo Mundo, se encontra apenas da bacia do Mira; o rato-de-Cabrera (Microtus cabrerae), um roedor com distribuição restrita ao sul da Península Ibérica; e o mexilhão-do-rio ibérico (Unio tumidiformes), molusco bivalve ameaçado, essencial para o equilíbrio ecológico dos rios.
A partir desta base de conhecimento, os alunos desenvolveram, com o apoio dos professores de Educação Visual, o projeto artístico do mural. Identificaram as espécies mais representativas da fauna e flora local e desenharam-nas na parede exterior da escola utilizando projeção de vídeo.
Ao longo de cerca de três semanas, os alunos das três turmas envolvidas pintaram o mural durante as aulas de Educação Visual.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos 57 alnos envolvidos pertencem a 3 turmas de 9º ano. As suas idades estão compreendidas entre os 14 e os 16 anos. Os alunos escolheram as espécies que consideraramser mais emblemáticas do ecossistema ribeirinho Ribeira do Torgal. Alguns ajudaram os professores de Educação Visual a compor graficamente o projeto de mural e a desenhar as espécies na parede e todos pintaram o mural.