Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

EB 2,3 de Ribeira de Pena (Ribeira de Pena)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida 2024/2025

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Municipio de Ribeira de Pena: Fornecimento de material e tintas
CIN: tintas
Junta de Freguesia de Cerva: Lavagem do muro

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem remete tipicamente a um ecossistema terrestre florestal, como uma floresta tropical. A presença de uma árvore central indica a importância da vegetação neste ecossistema.
Bióticos (seres vivos): Árvore: organismo produtor, essencial na fotossíntese.
Outros seres vivos (implícitos): aves, peixes, insetos, microrganismos nas raízes.
Abióticos (não vivos): Ar: fundamental no ciclo do oxigénio e dióxido de carbono.
Luz solar: necessária para a fotossíntese.
Água e solo: geralmente associados à árvore, são vitais para o seu crescimento.
Metáfora "Pulmões do Planeta"
Representa a função ecológica das árvores e florestas na produção de oxigénio e absorção de CO2 mostrando a interdependência entre natureza e vida humana.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Foram escolhidas várias imagens sobre Biodiversidade mas a mais apelativa será mesmo a que engloba diretamente árvores com os pulmões. Sem AR não vivemos...

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi lançado o tema como desafio;
Procedeu-se o trabalho de pesquisa relativamente a imagens possíveis de elaborar no muro e sua pintura;
Com a ajuda dos professores e do Grupo NIAAF, tudo se tornou mais fácil e divertido.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Neste projeto participaram os alunos do 1º ciclo com idades compreendidas entre os 7/9 anos e os alunos dos 8º/9º anos de escolaridade. Todos os professores disponibilizaram uns minutos do seu tempo letivo para que os alunos pudessem elaborar algum desenho relacionado com o tema e posteriormente a sua pintura.