Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A planificação das ações a desenvolver esteve a cargo das professoras de Ciências Naturais (também coordenadora da Eco Escolas), de Educação Visual e Tecnológica e também de Cidadania/Centro de Saberes (Português e TIC).
Foi solicitado, pelas coordenadoras da Eco escolas a parceria com o Município de Ponte de Sor no sentido de realizar a inscrição e, posteriormente, colaborarem na preparação da parede (inicialmente o mural seria pintado na escola, contudo a mesma entrou em obras, pelo que se solicitou a cedência de um muro num local da cidade, de acordo com escolha dos alunos) e agilizar a cedência das tintas, outros materiais e eventualmente algum artista/técnico que pudesse colaborar para a realização do mural. Devido às condições climatéricas adversas durante os meses de abril e ainda em maio, e, para que o mural permanecesse na escola, decidiu-se uma outra alternativa: em vez de se pintar um muro na cidade decidiu-se pintar o muro numa placa hidrófuga (a qual é amovível e, quando as obras estiverem prontas, o muro poder-se-á colocar na escola, num espaço exterior). Como não foi possível a colaboração presencial de um técnico/artista, tivemos a colaboração do senhor Pedro Pereira, que costuma pintar murais na cidade e não só, conhecido como Kahnysh; essa colaboração foi efetuada via telefone e via mensagens, tendo sido muito importante para nos fornecer dicas importantes. Tivemos também como parceiro a direção da nossa escola, bem como a colaboração de auxiliares de ação educativa e encarregados de educação.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema: Montado.
Elementos: alguns seres vivos característicos da fauna e flora do ecossistema (sobreiros, esteva, rosmaninho, tojo, herbáceas, lince, javali, cavalo, vaca, ovelha, águia-de bonelli, rouxinol, cegonha, coelhos, rã ibérica, veado).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Pertencendo Ponte de Sor ao Alto Alentejo onde predominam os Montados, ecossistemas tão importantes e onde a indústria corticeira teve e continua a ter um importante papel para a localidade, consideramos que deveríamos promover o aumento da literacia e importância do Montado. É de ressalvar que na nossa cidade existe o maior mosaico do mundo com rolhas de cortiça (um mosaico com 157,12 m², com cerca de 400 000 rolhas), o qual se encontra no Centro de Artes e Cultura da cidade e que colocou Ponte de Sor, desde o final do mês de setembro de 2014 no Guinness Book of Records. Este mosaico foi construído pelo artista albanês Saimir Strati, a convite pelo Município. Tal performance não teria sido possível sem a ajuda da indústria de transformação e exploração de cortiça através de empresas de transformação e exploração de cortiça sedeadas no concelho de Ponte de Sor, que ofereceram todas as rolhas necessárias ao trabalho, evidenciando assim uma importante interligação entre a cultura e uma das principais atividades económicas deste concelho alentejano.
O montado de sobro contribui para a preservação da biodiversidade e sobrevivência de muitas espécies de fauna autóctone, algumas em perigo de extinção. A sua importância é igualmente notória no plano da fixação de CO2, na regulação do ciclo hidrológico e na retenção da desertificação ambiental e social.
Os montados formam paisagens culturais, sistemas que resultaram da ação humana por aproveitamento de recursos diversos: a cortiça, os frutos para alimentação animal, as pastagens ou as culturas agrícolas. Além de constituir um ecossistema natural único no mundo, o montado viabiliza um conjunto de atividades agronómicas, florestais, silvo pastoris, cinegéticas e económicas: colheita de plantas medicinais e de cogumelos, produção de mel e cera, produção de carvão, caça, pecuária, observação de aves, turismo e passeios equestres. Também dá origem à criação de produtos alimentares autóctones certificados pela União Europeia. O montado está na base de um dos 36 ecossistemas mundiais mais importantes para a conservação da biodiversidade, estando equiparado à Amazónia, à savana Africana ou ao Bornéu.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente foi feita uma sensibilização para a importância do Montado, como ecossistema. Essa sensibilização foi realizada nas aulas de Cidadania e de Ciências Naturais, começando pela visualização de alguns vídeos sobre a importância do Montado, nas suas diferentes vertentes, quer sobre a fauna e a flora existentes neste ecossistema. Foi realizada uma visita de estudo ao Monte Selvagem para observação dum Montado (o próprio espaço onde o Monte está inserido) e observação de animais e plantas existentes num montado (embora se tenham observado outras), tiragem de fotos dos animais e plantas durante a visita para a realização de vários trabalhos a diferentes disciplinas. Realização de pinturas de animais do Montado em EV/ET como preparação para a pintura do muro (embora as técnicas utilizadas tenham sido diferentes). Escolha dos animais e plantas a incluir no desenho a pintar no muro. Dadas as alterações já mencionadas, à “corrida contra o tempo” e ao facto da idade dos alunos, a técnica de pintar foi alterada. Optou-se por desenhar o ecossistema numa folha de acetato, a qual foi projetada diretamente na parede (depois de ter sido preparada, duas demãos de primário e lixada), “passaram-se” os desenhos para a parede hidrófuga, com grafite/lápis e depois foram pintados utilizando a técnica de pintar o contorno das imagens principais e depois pintar o seu interior. Foram ainda utilizadas algumas técnicas de pintura, sendo que a pintura foi realizada em pequenos grupos de alunos, procedendo-se à participação alternada dos diferentes alunos da turma. Finalmente foram realizados os acabamentos e a placa foi aparafusada a uma parede interior(temporariamente até termos as obras finalizadas para depois ser colocada no espaço exterior).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos e pertencem todos ao 5ºA (20 alunos). Dado que o tema escolhido para a Flexibilidade Curricular foi a Biodiversidade, desde cedo a turma começou a pensar em atividades para desenvolver. Uma das atividades foi a proposta de uma visita de estudo ao Monte Selvagem para poderem observar fauna e flora diversa, que também existe nos Montados (O Monte Selvagem insere-se numa zona onde predominam azinheiras e sobreiros). A planificação da Flexibilidade teve, na sua maioria, como ponto de partida, a visita de estudo. Em Cidadania, “dentro” do tema “Educação Ambiental” explorou-se/investigou-se sobre o Montado e a sua importância. Em Ciências Naturais, de acordo com o programa da disciplina, estudaram-se os animais e suas relações com o meio, dando relevo a alguns que se encontram no montado, bem como a plantas.
Todos os alunos tiveram um papel fundamental, desde a pesquisa de informação, de imagens, concretização de estudos de desenho e de pintura (nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica). Todas as escolhas passaram pelos alunos: foram eles que começaram por escolher o tema, depois os muros (mas cuja situação ficou inviabilizada), que animais e plantas consideravam importantes representar no muro, realização do esboço do desenho a pintar (com a colaboração das docentes de EV/ET e de CN).