Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Sintra (CMS).
Foi feito um pedido de autorização à CMS para a pintura do muro que autorizou. Após a autorização foi solicitado material para proceder à pintura, como por exemplo, primária, tintas pinceis e outros materiais que foram atempadamente entregues na escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido é a serra de Sintra.
Os animais presentes no mural são: salamandra de pintas amarelas, rela comum, pato real, guarda-rios, tartaruga grega, coruja suindara, falcão peregrino, sapo corredor bufo-calamita, garça branca, sapo comum bufo bufo, jaguaritica, fuinha, morcego de ferradura grande, texugo europeu, coruja das torres, raposa vermelha, açor nortenho, gato bravo, doninha anã, mocho galego, chapim real, lontra, leirão, lebre comum, colibri, morcego orelhudo, sapo parteiro, coelho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As alunas pesquisaram sobre a fauna e flora de Sintra e devido à diversidade dos animais presentes na Serra decidiram, em conjunto com a professora de Desenho, dar vida aos animais, uma vez que esta pode ser uma forma simples de dar a conhecer aos elementos da comunidade educativa a biodiversidade da zona onde vivem.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As alunas fizeram um estudo prévio, na disciplina de Desenho, dos animais a integrar o mural.
Cada aluna desenhou, em papel, pelo menos um animal.
Começaram por lavar o muro com uma máquina de alta pressão e depois passaram uma demão de primário.
Em seguida fizeram os esboços a representar no muro com giz e/ou carvão.
Posteriormente começaram por preencher as superficíes tendo em conta os contornos fazendo as manchas principais dos animais.
Houve necessidade de misturar as tintas para fazer as cores necessárias a partir das cores primárias.
Na parte final foram pintados pormenores dos animais e para terminar colocaram o nome das espécies animais e das autoras de cada pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
São alunas de 12.º ano com idades compreendidas entre 17 e 18 anos.
Este trabalho envolveu diversas disciplinas, as alunas pesquisaram sobre os animais, fizeram o estudo dos animais nas aulas de Desenho, o diretor de turma que é professor de Educação Física deu apoio à realização deste projeto e os professores Filipe Ornelas e António Silavo deram, professores de Artes, acompanharam o desenvolvimento do trabalho até ao final. O trabalho foi desenvolvido na íntegra pelas alunas, desde a ideia e estudo do animal em papel até à fase final de pintura no muro. As ideias foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo e o trabalho melhorado, por exemplo, inicialmente não pensaram ser importante colocar o nome das espécies, mas com o decorrer do trabalho sentiram essa necessidade.
As alunas passaram muito tempo na escola para a execução deste mural, dando o seu tempo e o seu talento para que a comunidade educativa possa desfrutar destas imagens representativas do espaço onde estamos inseridos.