Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Profissional da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O muro foi pintado, integrando cores e formas inspiradas no mar, no sol e na biodiversidade costeira. Posteriormente foi afixada uma cauda de peixe, que nasceu a partir da recolha de lixo feita na praia, mostrando que até os resíduos podem ganhar um novo significado quando há imaginação e vontade de cuidar do mundo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida por representar simbolicamente a ligação entre a arte, a natureza e a sustentabilidade. As cores e formas inspiradas no mar, no sol e na biodiversidade costeira refletem não só a identidade local, como também sensibilizam para a importância da preservação do meio ambiente. A inclusão de uma cauda de peixe construída com lixo recolhido na praia dá um forte cunho visual e educativo, evidenciando a possibilidade de transformar resíduos em mensagens de esperança e ação.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O mural foi criado através de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar. Inicialmente, os alunos participaram numa saída de campo para recolha de lixo na praia, atividade que serviu de base para a reflexão sobre a poluição marinha. Posteriormente, a equipa envolvida definiu um conceito visual que integrasse elementos naturais e artísticos, resultando numa composição que unisse pintura mural com instalação tridimensional (a cauda de peixe). Este processo valorizou o trabalho em equipa, a criatividade, a consciência ambiental e a expressão artística.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos tinham idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, correspondentes ao 3.º ano do curso técnico-profissional Apoio à Infância. A sua participação foi ativa desde a fase inicial, com a recolha de resíduos na praia, passando pelo desenvolvimento do conceito artístico, até à execução prática do mural. Esta metodologia permitiu que os alunos fossem não apenas executores, mas coautores do projeto, fomentando o sentido de responsabilidade ecológica e pertença à comunidade.