Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra)
Parceiros:
Para a concretização do projeto, contámos com a parceria da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, que nos forneceu as tintas e restantes materiais de pintura.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O presente projeto consistiu na criação e pintura de um mural artístico, representando o ecossistema envolvente ao território de Pampilhosa da Serra, com especial enfoque na fauna autóctone mais relevante.
A fase inicial do projeto envolveu um processo de caracterização simplificada da fauna e flora local, adequado à faixa etária das crianças, recorrendo a momentos de exploração, observação e diálogo orientado. Foram identificadas algumas das espécies mais representativas da região, tais como a raposa, o javali, o esquilo, o corço, o coelho-bravo e também a Língua-de-vaca, Plantago lanceolata, muito comum na região.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A intervenção foi realizada no espaço exterior imediatamente adjacente à sala do Pré-Escolar, com o objetivo de valorizar esse ambiente como espaço de aprendizagem, fruição e ligação à natureza.
O mural resultante constitui-se, assim, como um elemento identitário e pedagógico do espaço escolar, reforçando a ligação entre a comunidade educativa e o território da Pampilhosa da Serra. Para além do seu valor estético e funcional, o mural representa uma síntese simbólica da relação entre arte, natureza e educação, conferindo significado ao espaço e promovendo a sua valorização contínua.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As crianças participaram em atividades de reconhecimento dos animais através de contos, imagens e jogos, estimulando a curiosidade sobre o ecossistema.
As representações visuais dos animais foram concebidas com base numa linguagem gráfica acessível e expressiva, recorrendo a formas simplificadas e cores vivas, permitindo a sua identificação e apropriação pelas crianças. A execução do mural foi realizada de forma colaborativa, permitindo às crianças experimentar técnicas de pintura mural adaptadas à sua idade, reforçando a sua autonomia, criatividade e envolvimento no processo educativo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O mural foi desenvolvido em contexto educativo com a participação ativa das crianças do Pré-Escolar (idades entre os 3 e os 5 anos) e a colaboração dos alunos do Clube Eco-Escolas na marcação das figuras. Procurou promover-se um trabalho interdisciplinar que articulou a educação ambiental, expressão plástica e cidadania ativa desde a primeira infância.