Escola Básica André de Resende (Évora)
Parceiros:
Tratando-se de um Eco-Agrupamento, os alunos de Educação Visual do 7.º G, da Escola Básica André de Resende, lançaram o desafio aos alunos de 12.º ano (turmas F e G), da Escola Secundária Gabriel Pereira, na disciplina de Oficina de Artes para a realização da pintura de um “muro sem vida” na sua escola. Para além desta parceria, os alunos, os docentes e os respetivos Coordenadores Eco-Escolas, envolveram, também, a Câmara Municipal de Évora no projeto, a qual contribuiu com diversos materiais de pintura (tintas/pincéis).
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O montado alentejano, típico da região do Alentejo em Portugal, é caracterizado por uma combinação única de clima mediterrânico, solos variados e práticas agrícolas tradicionais. Como principais elementos do ecossistema presentes na pintura apresentada podemos salientar: os fatores bióticos (seres vivos) e os fatores abióticos.
Flora: estevas, rosmaninho, lavanda, orquídeas silvestres, papoilas, girassóis e sobreiros (Quercus suber);
Fauna: mamíferos (lontra-europeia, gineta, rato-de-água, javali e raposa-ibérica); aves (garça-branca, guarda-rios, pato-real, papa-figos e andorinha); anfíbios (rã-ibérica); répteis (lagarto-de-água); insetos (borboleta-cauda-de-andorinha e borboleta-monarca); peixes do rio Xarrama, que atravessa a cidade (perca-sol e carpa); moluscos (polvo-comum que existe em abundância na costa alentejana).
Como fatores abióticos podem ser referidos os seguintes: clima - mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos; solo - geralmente pobre em nutrientes, mas adaptado à agricultura extensiva; água - rios como o Xarrama e charcos temporários e o relevo - planícies onduladas, com algumas elevações suaves.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida resulta da combinação perfeita entre a biodiversidade existente na região e a promoção da atividade física junto dos jovens. Na escola têm vindo a ser desenvolvidas inúmeras atividades/práticas desportivas, durantes os recreios, por forma a evitar o sedentarismo e a forte dependência dos alunos face aos écrans do telemóveis . Assim, os alunos ilustraram diversas atividades no seu muro, tais como: andar de skate, ler tranquilamente um livro, andar de bicicleta, jogar futebol e andar de patins. Através desta imagem/pintura os alunos quiseram “dar vida ao muro”, embelezando os espaços exteriores da escola, através do desenvolvendo do pensamento crítico e da criatividade.
Através deste projeto os alunos pretendem alertar para a preservação dos ecossistemas, nomeadamente o montado alentejano, valorizar os espaços exteriores da escola, explorar a sua criatividade, conseguindo exteriorizar preocupações, ações, comportamentos e realidades, quer no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade, quer no âmbito da prática de exercício físico.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos do 3.º ciclo trabalharam em articulação com os do secundário, utilizando como processo de trabalho uma metodologia projetual, a qual envolveu uma investigação, pesquisa, recolha de dados e desenvolvimento do projeto na execução de várias ideias.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos varia entre os 13 e os 17 anos. Os alunos foram envolvidos no desafio através dos docentes das disciplinas de Educação Visual e Oficina de Artes.