Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)
Parceiros:
Câmara Municipal de Odivelas
Escola Azul
Projeto Erasmus+ “Active Students Protect the Planet!”
Projeto Etwinning "Eco-Warriors...Let´s save the Earth!"
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura fez-se questão de representar o ecossistema terrestre, alertando para a importância de proteger e cuidar, das espécies que nele habitam, nomeadamente as aves, os insetos e as plantas.
Estão representados a fauna e flora, com elementos sensoriais de relevo realizados em ateliê na semana Eco-Escolas com tubos e tampões de automóveis.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Como já tinhamos noutros anos realizado pinturas sobre os ecossistemas marinhos, optamos por este ano realizar uma pintura terrestre.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Assim, a escolha da imagem surgiu da votação do Conselho Eco-escolas entre vários desenhos elaborados pelos alunos da escola. Foi decidido que se pintaria o desenho na ínegra, podendo haver ainda o acrescentar de elementos.
Todos os alunos da escola participaram na atividade que foi apresentada numa reunião do Conselho Eco-Escolas:
1.º Desenharam
2.º Fez-se uma votação nos melhores trabalhos
3.º 1 desenho por turma foi selecionado pelos representantes do CEE
4.º Escolheu-se o muro a pintar
5.º Foram desenhadas as imagens e pintadas pelos alunos de todas as turmas (cada turma tinha um espaço definido para pintarem)
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
4 aos 9 anos