Infantário O Planeta das Crianças (Funchal)
Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado na pintura é o ecossistema marinho, mais especificamente o oceano.
Os elementos do ecossistema presentes na pintura incluem:
- Animais marinhos: polvo, tubarão, caranguejo, cavalo-marinho, diversos peixes, orca, tartaruga, raias e medusas.
- Vegetação marinha: algas marinhas.
- Formações naturais: pequenos recifes
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida porque, quando questionadas sobre o que gostariam de ver representado no muro, as crianças da sala dos 5 anos manifestaram o desejo de ver o oceano, por ser um tema de que gostam muito. A escolha reflete o interesse natural das crianças pelo mundo marinho e pela sua diversidade de cores, formas e seres vivos.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo iniciou-se com uma conversa em grupo, onde as crianças da sala dos 5 anos foram convidadas a partilhar ideias sobre o que gostariam de ver representado no mural. A escolha recaiu sobre o oceano, um tema que desperta grande interesse nas crianças.
Seguiu-se uma fase de exploração e descoberta, durante a qual foram apresentados livros, imagens e vídeos sobre o ecossistema marinho, promovendo o conhecimento acerca dos diferentes animais e elementos característicos do oceano.
Na fase de concretização do mural, foi adoptada uma abordagem de trabalho colaborativo entre a escola e as famílias. Alguns pais das crianças foram convidados a participar no projeto, contribuindo com o desenho dos elementos que compõem o mural — como animais marinhos, algas e recifes. As crianças participaram ativamente na pintura de alguns desses elementos, envolvendo-se no processo criativo e tornando-se parte integrante da construção do mural.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças envolvidas neste projeto pertencem à sala dos 5 anos do pré-escolar.
Começou-se por ouvir as suas ideias através de uma discussão em grupo, onde foram convidados a partilhar o que gostariam de ver representado nos muros. A escolha do tema oceano partiu do interesse manifestado pelas próprias crianças.
Posteriormente, participaram em atividades de exploração e pesquisa, recorrendo a livros, imagens e vídeos, para conhecerem melhor os animais e elementos do ecossistema marinho.
Por fim, foram também envolvidas na pintura de alguns dos elementos do mural, contribuindo artisticamente para a sua realização. Desta forma, as crianças estiveram envolvidas em várias fases do projeto, desde a concepção até à execução, respeitando sempre a sua idade, interesses e capacidades.