Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Parceiros:
Município de Anadia.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura realizada num dos muros da escola retrata o ecossistema marinho. Nesse ecossistema estão representados vários elementos: corais, estrelas, búzios, peixinhos, medusas, uma foca, duas baleias e um “homem rã”.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem surgiu da frase inspriradora de David Attenborough” Se salvarmos o mar, salvamos o nosso mundo”. Cada dia que passa os mares estão expostos a inúmeros perigos, devido à poluição por plásticos, a biodiversidade marinha está em risco. O mar cobre mais de 70% da superfície da Terra e desempenha um papel vital na regulação do clima, na produção de oxigénio e no sustento de milhões de espécies – incluindo a nossa. Proteger os oceanos é garantir o bem-estar de comunidades inteiras e preservar o futuro das próximas gerações. Portanto, salvar o mar é um ato de responsabilidade coletiva e de respeito pelo planeta que habitamos. O mural marinho com os elementos que escolhemos é uma forma concreta de agir em prol da sustentabilidade e de dar voz ao oceano.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Na disciplina de Educação Visual, foi realizado um estudo prévio em sala de aula, de pesquisa, partindo da frase de David Attenborough” Se salvarmos o mar, salvamos o nosso mundo”. Num trabalho colaborativo trocaram-se ideias sobre os animais marinhos a colocar na pintura, tendo por base a nossa fauna. Inicialmente, foram feitas colagens de animais marinhos, elaborou-se um esboço do projeto e, numa fase posterior, o projeto definitivo. Foi realizada a escolha do muro e procedeu-se à preparação do mesmo (lavagem, passagem de tinta primária).
Resumindo houve pesquisa, cooperação e planificação que permitiu aos alunos aprender mais sobre as espécies marinhas, os ecossistemas e os problemas ambientais. Por outro lado, desenvolveram competências de trabalho em equipa, criatividade e pensamento crítico.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos. O desafio foi apresentado pelo professor de Educação Visual que sensibilizou os alunos para a temática através da frase inspiradora David Attenborough” Se salvarmos o mar, salvamos o nosso mundo”. Houve espaço para alguma reflexão. Passou-se à planificação havendo uma escolha colaborativa dos elementos da biodiversidade a representar na pintura. Promoção do trabalho em equipa na pintura( uns escreveram as frases, outros pintaram diferentes elementos).