Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal (fornecimento de materiais de pintura)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Nas aulas de Educação Visual, de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento todas as turmas de terceiro ciclo foram convidadas a deixar a sua marca na escola. Estudaram os vários ecossistemas e não escolheram um. Escolheram a Terra.
Quiseram eternizar a sua presença na Escola e alertar a consciência global para a necessidade da preservação ambiental, do respeito por todas as espécies e da simbiose entre todos os seres vivos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem não foi escolhida. Foi antes, construída. Todos deram ideias e optamos por não eleger uma mas antes várias que se tocassem e se complementassem. A Terra é a casa de TODOS.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho foi articulado entre vários alunos e disciplinas. Todos se ouviram, partilharam e no final, todos construíram. O mural foi uma obra partilhada por todos. Esta atividade constituiu um momento de aprendizagem de boas práticas não só em termos ambientais, como também em termos pedagógicos. Os valores da amizade, da tolerância, do respeito, da partilha por um bem comum que é afinal, a TERRA, ganharam um propósito e ficaram eternizados nos muros da nossa ESCOLA.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
No âmbito dos conteúdos das disciplinas de Educação Visual, de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento, numa lógica interdisciplinar, os alunos dos 7º., 8º e 9º anos foram convidados a construir o mural "Os Ecossistemas os olhos do Couto Mineiro do Pejão".