Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
Parceiros:
A Câmara Municipal de Guimarães fez parceria com a nossa escola, facultando as tintas para a execução da pintura.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Identificação do Ecossistema e Elementos do Ecossistema Presentes na Pintura:
O mural representa um ecossistema local, destacando a biodiversidade que existe no ambiente escolar. A pintura inclui:
• Fauna: borboletas e abelhas, essenciais para a polinização e equilíbrio do ecossistema.
• Flora: ervas aromáticas como alecrim e hortelã, trevo vermelho e relva, elementos representativos da vegetação local e cultivados nos espaços da escola.
Essa composição evidencia a interação harmoniosa entre os elementos naturais e reforça a mensagem de preservação ambiental.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Razão da Escolha da Imagem:
A escolha da imagem está alinhada com o tema do desafio, "A Biodiversidade na Minha Escola". O mural procura transmitir visualmente a diversidade natural existente no espaço escolar, destacando a importância de cuidar e proteger a fauna e flora local como um exemplo prático de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Sensibilização e Pesquisa:
- Realizou-se um levantamento da biodiversidade local com caminhadas exploratórias no espaço escolar;
- Os alunos registraram por meio de desenhos e fotografias as espécies de animais e plantas observadas;
- Discussões em sala de aula abordaram a importância da biodiversidade e o impacto das ações humanas.
Planificação do Mural:
- Foram promovidos workshops artísticos para desenvolver as habilidades necessárias para o mural;
- Após análises das contribuições dos alunos, criou-se um esboço coletivo que incluía elementos significativos do ecossistema local.
Execução:
- A pintura foi realizada em etapas, envolvendo diferentes turmas para promover a colaboração;
- Materiais sustentáveis, como tintas ecológicas, foram priorizados;
- Durante a execução, os alunos participaram ativamente, criando uma conexão emocional com a obra.
Divulgação e Reflexão:
- Após a conclusão, o mural foi apresentado à comunidade escolar;
- Reflexões sobre como manter e melhorar a biodiversidade na escola foram incentivadas, criando compromissos coletivos;
- O mural reflete não apenas a biodiversidade da escola, mas também a aprendizagem e o envolvimento de todos os envolvidos, promovendo um espaço que inspira cuidado e respeito pela natureza.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O mural foi realizado pelos alunos do Clube Eco-Torcatinho ( alunos do 2.º ciclo). O projeto reforça valores de respeito e preservação da natureza, inspirando a comunidade educativa a adotar práticas mais sustentáveis. Além disso, é um testemunho visual da biodiversidade da escola e do envolvimento dos alunos no cuidado com o ambiente.