Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Livraria Sá da Costa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Neste trabalho decidimos ir mais longe e combinar vários ecossistemas fazendo uso também da nossa imaginaçao. Com diferentes animais e uma flora diversificada, representámos num muro da nossa escola um ambiente com espécies própias da Península Ibérica. Como estudamos no Instituto Espanhol de Lisboa, quisémos incluir ambos países. Por esta razao, na imagem vemos animais como: uma abelha, uma borboleta, uma ra, um caracol, uma joaninha e um pavao.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem para o mural porque representa a importância dos animais no equilíbrio dos ecossistemas e na preservação da biodiversidade. Através da variedade de espécies ilustradas, quisemos mostrar como cada ser vivo tem um papel fundamental na natureza.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Para criar o nosso mural, começámos por conversar em grupo sobre o que queríamos representar e qual seria a mensagem principal. Depois, fizemos um rascunho com as ideias de todos, onde cada pessoa desenhou aquilo que achava mais fácil ou com o que se sentia mais à vontade. A seguir, preparámos o espaço: limpámos bem a parede e pintámo-la de azul para servir de fundo, como uma base para o resto da pintura.
Com a parede pronta, cada um passou para a parede o desenho que tinha feito no rascunho, mantendo o estilo e as ideias iniciais. A partir daí, começámos a pintar, com tempo e dedicação. Fomos ajustando, melhorando detalhes e ajudando uns aos outros ao longo do processo. Este trabalho em equipa permitiu-nos criar um mural com a participação de todos, refletindo a criatividade e o esforço conjunto.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que realizaram este trabalho impartem a disciplina de Ecología. Estes cinco estudantes foram responsáveis por todo o processo de criaçao, desde o rascunho inicial do desenho até ao último detalhe no que toca à pintura. Este projeto teve início em dezembro, e os alunos acabaram-no em maio, contando com cerca duas horas semanais.