Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A riqueza da biodiversidade

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Pombal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural representa diversos ecossistemas locais da região da Guia, concelho de Pombal, refletindo a riqueza da biodiversidade existente. Estão incluídos os seguintes ambientes naturais: o mar, com representação de espécies marinhas e conchas; a praia, com vegetação dunar e aves costeiras; a lagoa, com aves aquáticas, plantas ripícolas e peixes; a floresta, com árvores autóctones, pequenos mamíferos e insetos polinizadores; e o campo, com flora campestre, borboletas, e elementos do quotidiano rural. Estes elementos ilustram a diversidade de espécies e habitats presentes na paisagem local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem e temática pretendeu valorizar e sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas locais. Através da representação artística dos vários ambientes naturais da região, o projeto procurou criar um “muro com vida” que reforçasse o vínculo entre a comunidade escolar e o seu território, promovendo o respeito pela biodiversidade e despertando a consciência ecológica.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto seguiu uma metodologia colaborativa e interdisciplinar. Os alunos do 12.º ano dos cursos de Desenho A e Oficina de Artes iniciaram o processo com uma fase de investigação sobre os ecossistemas locais e espécies representativas. Com base nesta pesquisa, elaboraram propostas visuais e o projeto final do mural.
Seguidamente, os alunos do 10.º ano da disciplina de Desenho A participaram na fase de pintura, aplicando as técnicas propostas e colaborando na concretização do mural. Os alunos do 11.º ano da disciplina de Geometria Descritiva apoiaram na pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto envolveu alunos do ensino secundário:
12.º ano (17-18 anos) – investigação, conceção, projeto artístico e pintura;
11.º ano (16-17 anos) – apoio na pintura;
10.º ano (15-16 anos) – realização prática da pintura do mural.
Todos os alunos participaram de forma ativa e entusiástica, sendo o trabalho orientado por professores das respetivas disciplinas. Esta atividade permitiu a aplicação prática de conhecimentos, a valorização do património natural e a expressão artística coletiva, resultando numa obra de grande valor estético e educativo para a comunidade.