Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura do mural.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O mural, intitulado 'Muros com Vida', é uma representação vibrante da fauna e flora locais, refletindo a diversidade natural do ecossistema da Serra da Sicó a que também pertence a nossa localidade do Barrocal. A obra foi concebida com a intenção de sensibilizar os alunos e a comunidade escolar, em particular, sobre a importância da preservação ambiental, utilizando cores e elementos naturais como árvores, flores, pássaros e insetos. A pintura ocupa parte do muro da Escola Centenária do Primeiro Ciclo do Barrocal, sendo uma intervenção artística que dialoga diretamente com o ambiente que a circunda.
A nossa principal parceria foi com os alunos da Escola do Barrocal, mas também com a Junta de freguesia e o Município; a comunidade educativa/EE. E ainda, colaborou connosco uma artista local, ex-aluna desta escola que trabalha o atelier 3D e que nos pediu anonimato e, da EE Patrícia que orientou a parte técnica da pintura. A comunidade local também esteve envolvida, contribuindo com sugestões sobre o ecossistema local.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural representa o nosso ecossistema, uma área de grande valor natural e ambiental, localizada na região de Pombal. Caracterizado por terrenos calcários, vegetação mediterrânica e uma rica e variada biodiversidade de flora e fauna que tornam a região, um refúgio natural. Entre os elementos da flora, estão representadas espécies típicas da região, como oliveiras, estevas e plantas aromáticas. Em termos de fauna, destacam-se aves como o pardal e a andorinha, bem como insetos como as abelhas, que têm um papel fundamental na polinização. Este ecossistema é vital para o equilíbrio ambiental da região. O coaxar das rãs indicam a existência de água neste lugar; também se pode encontrar a salamandra e o sapo, ajuda fundamental ao agricultor na preservação das culturas e o tritão-marmorado que a segura no fundo do rio evitando o seu arrastamento.
Na pintura estão representados vários elementos naturais característicos desta serra, tais como as buracas, os carvalhos, sobreiros, oliveiras, azinheiras, flores silvestres (incluindo a rosa-albardeira (cuca), uma espécie protegida, os cachorrinhos (orquídeas selvagens, a Erva-de-Santa-Maria, a roselha, o carrasco, o hipericão,…), aves autóctones (como o peneireiro-comum), borboletas, abelhas e outros insetos polinizadores. Foram também incluídos mamíferos como a raposa, o morcego de água, répteis como a cobra rateira, uma das maiores do país, formações rochosas, grutas e linhas de água, que fazem parte da paisagem típica da região.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem surgiu da vontade de conectar a comunidade escolar com o ambiente natural que rodeia a escola. A Serra de Sicó faz parte da identidade local e é um exemplo importante de ecossistema a preservar. O mural simboliza a nossa relação com a Natureza e o nosso compromisso na promoção do conhecimento da biodiversidade local; no reforço da ligação afetiva dos alunos ao território, e incentivar atitudes de respeito e proteção ambiental em preservar o ecossistema local. Ao retratar a fauna e flora da região, procuramos sensibilizar as gerações mais jovens sobre a importância de cuidar do meio ambiente, ao mesmo tempo que valorizamos o património natural do Barrocal.
A escolha deste tema permitiu, ainda, desenvolver o sentimento de orgulho e pertença relativamente ao meio envolvente.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de criação do mural foi realizado através de um trabalho colaborativo e interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade educativa. O processo desenvolveu-se em várias fases:
1. Exploração e sensibilização - Realizaram-se atividades de pesquisa e exploração onde os alunos puderam conhecer mais sobre o ecossistema do Barrocal e as espécies locais sobre a Serra de Sicó e a sua biodiversidade, adaptadas às idades dos alunos. Foram utilizados vídeos, imagens, livros e materiais pedagógicos sobre o tema. (de sites do município, a exploração do livro “Vamos descobrir os segredos de Sicó !” de Carla e Isaura Marques – que inclui uma proposta de roteiro turístico de abril de 2022 e outros recursos).
2. Criação artística - Juntos, discutimos a importância da biodiversidade e escolhemos os elementos naturais que seriam representados. Os alunos fizeram desenhos e esboços inspirados nos elementos naturais da serra. Estes trabalhos foram posteriormente analisados e combinados para criar a composição final do mural.
3. Execução do mural - A pintura foi feita em várias etapas, com os alunos organizados por grupos/turmas. Cada grupo ficou responsável por pintar determinadas partes, de acordo com o desenrolar e, sempre sob orientação dos professores e da EE Patrícia.
4. Reflexão final - Após a conclusão do mural, promoveu-se um momento de partilha e reflexão sobre o trabalho realizado e a importância da conservação do património natural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, do 1º ciclo da Escola Centenária do Barrocal. Foram envolvidos de forma ativa, lúdica e participativa desde a conceção da ideia até a execução do mural. As crianças participaram na pesquisa sobre a fauna e flora locais, ajudaram a escolher os elementos a serem retratados e estiveram diretamente envolvidas na pintura, aprendendo técnicas de arte e discutindo a importância do meio ambiente ao longo do processo.
Este projeto permitiu desenvolver nos alunos competências ao nível da expressão artística, do trabalho em equipa, da valorização do território e do respeito pelo ambiente.