Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Esboço do desenho para a pintura a realizar.

Totalidade da pintura:

Pintura executada.

Fotografias de detalhes:

Alguns pormenores da pintura a realizar.

Parceiros:
As tintas foram cedidas pela autarquia de Felgueiras.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Pintura de um muro dividida em três partes. Os ecossistemas representados são o aquático(figura submersa e bolhas), terrestre (folhas variadas) e atmosférico (céu azul e nuvens).
À esquerda, vê-se uma figura humana submersa em água com uma rede de compras, indicando poluição ou consumo, possivelmente uma crítica ambiental relacionada com a interferência humana, o que pode simbolizar o impacto da tecnologia ou da informação nos sistemas naturais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem do meio, com diversas folhas de plantas, representa a biodiversidade vegetal e convida à reflexão sobre a importância de preservar
os ecossistemas naturais. É uma forma visual de educar os alunos sobre:
 A variedade de espécies vegetais;
 A importância das plantas no equilíbrio ecológico;
 A ligação entre a natureza e bem-estar humano.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural foi desenvolvida através de um processo educativo, criativo e colaborativo, com o envolvimento direto dos alunos e professores, promovendo a expressão artística e a sensibilização ambiental.
O ponto de partida foi a reflexão em torno dos ecossistemas, da ação humana sobre o ambiente e da importância da biodiversidade. Estas temáticas foram exploradas em sala de aula, com recurso a vídeos, textos informativos e debates. Foram promovidas sessões de desenho livre onde os alunos imaginaram formas de representar: a natureza (folhas, árvores, nuvens); presença humana e o seu impacto (como o consumo e a poluição) e relação entre a tecnologia e o meio ambiente. A execução do mural foi feita em várias fases: divisão do muro em painéis temáticos: natureza, ação humana, ecrã como símbolo de comunicação e impacto visual e distribuição de tarefas: alunos e professores trabalharam em conjunto na pintura das figuras, contornos e preenchimento de cores. Foram utilizadas tintas próprias para exteriores, com supervisão técnica para garantir segurança e qualidade. Durante e após a execução do mural, os alunos foram incentivados a interpretar os símbolos: a figura submersa com sacos de plástico sugere o impacto do consumismo e da poluição; as folhas representam a diversidade da flora e a beleza natural e o ecrã com uma explosão visual pode simbolizar o despertar de consciência ecológica através do conhecimento ou da arte. O projeto foi apresentado à comunidade escolar como um símbolo de: consciência ambiental; participação ativa dos alunos; e valorização estética dos espaços escolares.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos na faixa etária 16 - 17 anos.
Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os ecossistemas e os seus elementos bióticos e abióticos antes da pintura.
De seguida trabalharam em grupo, sob a orientação dos professores, ficando cada grupo responsável pela pintura de uma parte do muro(água, terra e ar).Por último os alunos participaram na pintura do muro, reforçando o trabalho em equipa, a cidadania e a preservação dos espaço escolar..