Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
Parceiros:
Câmara Municipal da Ponta do Sol
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A Horta Biológica da escola, é identificado como um dos elementos representativos do Programa Eco-Escolas; assim, não seria de estranhar que este elemento servisse de inspiração para a seleção do ecossistema a ser representado na pintura; o ecossistema terrestre foi escolhido pelos alunos e crianças e os elementos representados foram aqueles que mais são observados por eles, no dia a dia, tanto na Horta, como no jardim, como no Jardim dos Polinizadores. No próximo ano letivo, o espaço restante da parede será preenchido com o logótipo do Programa Eco-Escolas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha assentou na auscultação prévia de alunos e crianças, tendo em conta as suas preferências e gostos pessoais; dada a diversidade de ideias que foram surgindo, foram-se delimitando as opções por espécies, de modo a poderem ser representados, a maioria dos elementos identificados. Os desenhos realizados pelos alunos do 4º ano de escolaridade foram submetidos a uma seleção de elementos; o mural, é a representatividade de vários elementos retirados de vários desenhos.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A metodologia de trabalho iniciou-se com a preparação da parede para receber a pintura final; através da colaboração com a Câmara Municipal da Ponta do Sol, foi facultada a presença de um trabalhador camarário, que pôde lixar e revestir a parede, de modo que se pudesse aplicar a cor base. Seguidamente, após a seleção das diferentes espécies a representar, os alunos e adultos (pessoal docente e não docente) realizaram os esboços, de modo a ocupar ordenadamente o espaço disponível. Finalmente, usufruindo novamente da parceria com a Câmara Municipal, recorreu-se ao uso de diferentes tintas, que embelezaram o espaço, reinventando-o, dando-lhe a cor e aspeto tão vibrantes e enérgicos, como as crianças e alunos desta escola. Todos puderam dar o seu contributo.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Para a concretização deste projeto, todas as crianças e alunos foram envolvidos, quer as da Educação Pré-Escolar, quer as do 1º Ciclo (dos 3 aos 10 anos); para além de terem participado na seleção do ecossistema a representar, todos puderam participar na pintura final, sempre com orientação de adultos (todavia, foi a turma de quarto ano a que teve maior envolvimento, tendo em conta o seu desempenho e habilidades). Os desenhos que serviram de base, foram realizados pelos alunos do 4º ano de escolaridade.