Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Total de 16 desenhos pintados no muro da Escola Básica 1,2,3 de Gondifelos

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Vila Nova de Famalicão

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura estão presentes árvores, flores, aves e outros animais.
Os temas, os desenhos e as pinturas foram da responsabilidade dos alunos, com a orientação do docente de Educação Visual, o professor Abílio Castelo Branco.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos foram desafiados a elaborar desenhos para o projeto Muros com Vida e decidiram
fazer grupos com os seguintes temas: árvores, flores, aves e outros animais.
Foram escolhidas 16 imagens, porque a turma tem 16 alunos muito empenhados e criativos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto consistiu na elaboração de desenhos relacionados aos ecossistemas, com o objetivo
de serem posteriormente pintados nos muros da escola. A turma, composta por 16 alunos, foi
dividida em quatro grupos de quatro elementos, sendo que cada grupo escolheu um tema
específico: árvores, flores, aves e outros animais.
Os alunos desenvolveram e transferiram seus desenhos para os muros da escola, com o auxílio
e orientação do professor Abílio Castelo Branco, docente de Educação Visual. Após a realização dos desenhos, os alunos
também foram responsáveis pela pintura das imagens, dando vida e cor aos projetos, sempre
sob a supervisão e direção do professor.
Este trabalho contribuiu para o envolvimento dos alunos com o ambiente escolar e o tema da
sustentabilidade, ao mesmo tempo em que promoveu a colaboração em grupo e o
desenvolvimento de habilidades artísticas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A turma 2 do 6º ano é composta por alunos com idades entre 11 e 12 anos, incluindo 4 rapazes e 12 raparigas. Dentre eles, quatro estudantes possuem necessidades específicas, o que demonstra a diversidade e o compromisso de todos com o projeto.
Os alunos participaram ativamente do processo, escolheram os temas, elaboraram os desenhos, transferindo-os para o muro e realizando as pinturas. Para garantir a conclusão do projeto dentro do prazo, dedicaram várias aulas de Educação Visual e também estiveram na escola em tardes livres, demonstrando dedicação e entusiasmo.
O resultado foi um trabalho coletivo que refletiu criatividade, esforço e colaboração de toda a turma. Foi uma experiência enriquecedora que promoveu o envolvimento de todos os estudantes, valorizando suas habilidades e potencialidades.