Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)
Parceiros:
Câmara Municipal de Leiria
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os oceanos fazem parte de ecossistemas marinhos, aquáticos de água salgada, que não só os incluem, mas também às suas zonas costeiras. O conjunto de todos os ecossistemas oceânicos é conhecido como talassociclo. Este incrível ecossistema cobre mais de 70% da superfície da Terra e é extremamente complexo.
Precisamos do oceano para viver, por inúmeros motivos. Por exemplo, absorve dióxido de carbono da atmosfera, reduzindo a concentração de gases com efeito estufa na atmosfera. Este ponto é muito importante para o equilíbrio do nosso planeta e, por isso, decidi fazer um rosto, com a intenção de sensibilizar para a nossa ação e responsabilidade de cuidar do oceano com todo o respeito que este merece.
Queríamos apelar ao peso que podemos ter - peso que pode ser tão negativo, pela poluição, ou tão positivo, evitando-a ou sendo participativos em iniciativas que existem para limpar as praias, por exemplo.
Para além da absorção de dióxido de carbono, as algas do mar são as maiores produtoras de oxigénio, ao contrário do que geralmente se acredita - as florestas.
No oceano, existe uma enorme variedade de vida, alguma ainda desconhecida.
Para representar estes fatores, pintamos peixes, uma lula, uma raia e uma concha.
Os fatores abióticos num ecossistema são os elementos não vivos, como a água, a luz, a temperatura e o solo, que decidimos representar com pequenas pintinhas, neste caso a areia.
Qual a razão da escolha desta imagem?
O mural representa o oceano, algo que nos fascina, principalmente quando ficamos submersos nele através dos sentidos, seja pelo som, pelo cheiro da maresia, simplesmente ao olhar para ele, ou como mais gostamos, ao sentir o seu toque.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
- Seleção do ecossistema a pintar em turma;
- Esboço da pintura do mural;
- Pintura da parede em branco;
- Delimitação dos elementos do ecossistema;
- Pintura manual pela turma;
- Inauguração do mural no dia 6 de junho.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos pertencem a uma turma no âmbito da educação de adultos, que quiseram deixar a sua marca na escola.