Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural retrata um ecossistema terrestre, mais especificamente um habitat natural característico de zonas rurais ou silvestres, onde coabitam diversas espécies da fauna e flora. Entre os elementos representados encontram-se a poupa, o coelho-bravo (ou selvagem), as libélulas e as papoilas — espécies que, embora comuns em certos territórios, enfrentam atualmente ameaças relacionadas com a perda de habitat e a atividade humana. Estes elementos foram selecionados por fazerem parte da biodiversidade local e, simultaneamente, por representarem a riqueza e fragilidade dos ecossistemas terrestres.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem decorre da vontade da turma de explorar novos habitats para além do aquático, já representado em edições anteriores. O tema da extinção das espécies, apesar de ser uma realidade alarmante, foi tratado de forma criativa e simbólica. O mural utiliza uma abordagem estética inspirada no Cubismo, onde se combinam linhas retas e curvas e se recorrem a cores alteradas, não realistas, com o objetivo de captar a atenção e despertar a curiosidade do público. A composição, que converge para um ponto de fuga centrado no coelho, procura conduzir o olhar do observador e incentivá-lo à reflexão sobre a necessidade de proteger o nosso planeta e todas as formas de vida que dele fazem parte
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de trabalho que conduziu à elaboração do mural desenvolveu-se de forma colaborativa e faseada. A turma de Artes Visuais, orientada pelos professores de Desenho e Oficina de Artes, iniciou o projeto com sessões de pesquisa e conceptualização nas respetivas aulas. A proposta final do mural foi desenhada e planeada em grupo, promovendo a partilha de ideias e o trabalho em equipa. A concretização do mural decorreu ao longo de cerca de três semanas, durante os mês de maio, em que os alunos, de forma voluntária, se empenharam nas tardes livres para dar vida ao projeto no espaço exterior da escola.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm entre 17 e 18 anos e frequentam o 12.º ano do curso de Artes Visuais. Como tradição no último ano de escolaridade, os estudantes são desafiados a deixar a sua marca na escola através de um projeto final. Nos últimos anos, esse projeto tem-se materializado na criação de um mural no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, integrado na iniciativa Muros com Vida do Programa Eco-Escolas. Todo o processo foi desenvolvido em contexto letivo, com forte envolvimento dos alunos desde a conceção até à execução, promovendo o trabalho colaborativo, a criatividade e a consciência ambiental.