Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura terminada

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O principal parceiro foi o pai de uma criança do grupo - Pedro Wadt, que é ilustrador de profissão, que foi o criador do mural. também contámos com a parceria da CMA de Aveiro, que disponibilizou o autocarro e a possibilidade de as crianças visitarem o ecossistema das Salinas de Aveiro - Museu da Troncalhada.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As salinas de Aveiro formam um ecossistema costeiro muito especial, onde a água do mar entra por canais e se evapora lentamente, formando cristais de sal. Este ambiente único, com solos salgados e zonas húmidas, é o lar de várias espécies adaptadas a estas condições extremas.
Entre as plantas, destaca-se a salicórnia, uma planta suculenta que cresce nos terrenos salgados e é conhecida como "espargo-do-mar". É uma espécie resistente, fundamental para o equilíbrio deste habitat.
No que toca às aves, é comum avistar o elegante flamingo, com as suas penas rosadas e longas pernas, que se alimenta dos pequenos organismos presentes na água salgada. Também vive aqui a ágil pernalonga, uma ave de pernas compridas e bico fino, que procura alimento nas águas rasas das salinas. A gaivota é uma ave muito comum na zona costeira, que sobrevoa as salinas em busca de alimento e aproveita os muros de sal para descansar.
Entre os animais de corpo pequeno, encontramos o caranguejo, que se esconde nos lodos e canais, ajudando a manter o solo saudável e a cadeia alimentar equilibrada.
Este ecossistema é um exemplo de harmonia entre a natureza e a atividade humana tradicional, como a extração de sal, sendo também um importante refúgio para a biodiversidade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os elementos que compõem esta imagem foram escolhidos pelas crianças do grupo após a realização da visita ao museu da Troncalhada e de explorarem alguma da diversidade local. Os elementos salicórnia, o flamingo, o pernalonga, a gaivota e o caranguejo são as espécies mais comuns e mais facilmente identificadas por crianças destas faixas etárias. Pretendíamos uma imagem simples, com grande destaque da biodiversidade e com alguns elementos identificativos do ecossistema local em segundo plano, tais como a casinha de arrumação das alfaias utilizadas nas salinas (que as crianças também tiveram a oportunidade de visitar), os montes de sal (que infelizmente na altura da visita não foi possível ver, mas as crianças conseguiram provar o sal), e os Talhos, que são os tanques ou compartimentos onde a água do mar entra e começa a evaporar. À medida que vai passando de talho em talho, a água fica cada vez mais salgada.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
De forma a que as crianças conhecessem um dos ecossistemas mais importantes da Ria da Aveiro, as crianças visitaram o Eco - Museu da Troncalhada, localizado nas salinas da cidade, este museu vivo permite aos visitantes conhecer de perto os métodos ancestrais de extração do sal, num ambiente natural e cultural de grande beleza. Infelizmente, no dia da visita o tempo atmosférico não era muito favorável, mas mesmo assim foi possível observar a paisagem única das salinas e observar alguma da flora e fauna características da laguna, como a salicórnia e diversas espécies de aves, incluindo flamingos e pernalongas. Depois, em contexto de sala, o grupo de crianças teve a oportunidade de visualizar alguns vídeos e imagens da flora e fauna local, o que lhes permitiu uma observação mais atenta dos pormenores e das características dos animais e plantas. Depois, as crianças transmitiram ao ilustrador quais as suas ideias para o mural e referiram quais as espécies e elementos que gostariam de ver expostos no mural. O ilustrador, dentro da sua disponibilidade, foi criando o mural. As crianças foram acompanhando o processo criativo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O grupo é composto por 21 crianças de 3 e 4 anos. As crianças participaram na visita ao Museu da Troncalhada, onde puderam ver o ecossistema de perto. De igual forma, participaram na pesquisa sobre as principais espécies deste ecossistema local, dos quais escolheram alguns elementos: gaivota, pernalonga, flamingo, caranguejo e salicórnia. Como tivemos muito azar com o tempo atmosférico no dia da visita, temos em vista repetir a vista mais tarde, onde já seja possível ver mais espécies animais e explorar as salinas mais livremente. Também temos em plano realizar algumas receitas, tais como queijo ou manteiga com salicórnia, caso nos seja permitido apanhar alguma da salicórnia disponível, para que as crianças consigam perceber que é um excelente substituto do sal.
As crianças no decorrer do processo de criação do artista, também tiveram a oportunidade de interagir com este e de realizar alguns trabalhos artísticos no exterior, inspiradas pelo mural.