Escola EB Bairro da Comenda (Évora)
Parceiros:
Contámos com a colaboração da Câmara Municipal que nos ajudou com algumas tintas e trinchas para a pintura.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre- montado e planície na primavera. Estão representadas as abelhas fundamentais na polinização, flores espontâneas, sobreiros.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Foram escolhidos elementos de vários trabalhos e que representam o ecossistema terrestre em particular da paisagem da nossa região. Os elementos escolhidos mostram a relação existente entre vários organismos vivos essenciais à vida e realçar o papel das abelhas para a saúde do planeta. Pretendemos assim sensibilizar para o papel das abelhas, uns dos polinizadores responsáveis pela melhoria e manutenção da biodiversidade, com são as plantas e flores silvestres.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A proposta de pintura de um muro da escola vem sendo um marco para os alunos de 4.ºano. Este ano foi proposto à turma concretizar o projeto "Muros com Vida" e foi encarado com entusiasmo. No 3.º período para além da temática dos ecossistemas já ter sido trabalhada em estudo do meio, foram visionados alguns dos vídeos sugeridos na página da projeto(Vídeos RTP), focando os vários seres vivos fauna e flora da nossa região. Aprofundaram conhecimento sobre as abelhas polinizadoras, o risco e importância na biodiversidade com a sessão on-line do CCV- Cientistas na sala de aula. Em seguida, em particular nas aulas de Artes Visuais, cada um fez uma proposta desenhada a grafite sobre papel cavalinho, com pintura principalmente a lápis de cor. Como foram vários os trabalhos com elementos interessantes e com significado para o que queríamos representar não foi escolhida uma imagem em particular. Passámos então para o exterior e à vez os alunos foram pintando o muro com tintas acrílicas e tinta água para exterior. Começaram por dar a cor azul no fundo, em seguida com giz desenharam os elementos escolhidos e por fim foram pintados.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm idades compreendidas entre os 9 e 10 anos, são alunos do 4.º ano e o desafio foi lançado na aula de artes visuais.