Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Jugueiros (Felgueiras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Um banco pintado com flores, outro pintado com polinizadores (abelhas, principalmente).

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras (forneceu as tintas).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Meio envolvente à escola, com ecossistema agrícola, onde se destacam diversas plantas com flores de várias cores e insetos polinizadores como abelhas, besouros, borboletas e joaninhas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolheu-se esta imagem para a pintura dos bancos (flores e abelhas, principalmente), por ser uma temática bastante pertinente e urgente, trabalhada ao longo do ano de forma interdisciplinar, nomeadamente, nas áreas de Estudo do Meio e Desenvolvimento e Cidadania.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Iniciou-se a atividade com uma reunião (dinamizada pela Coordenadora do Projeto Eco-Escolas) com todas as crianças/alunos da escola, de forma a escolher o tema, bem como os elementos naturais a serem inseridos na pintura, de acordo com o tema Espaços Exteriores|Biodiversidade: Preservar e Regenerar. Este ano, em vez de pintar um muro, achou-se mais adequado pintar os dois bancos do recreio que se encontravam bastante degradados pelo tempo. Depois de escolhido o ecossistema a representar na pintura, os alunos do 3.º e 4.º ano fizeram os esboços em papel para, posteriormente, serem desenhados nos dois bancos de cimento (um banco com flores e outro com polinizadores). Por último, na semana de 9 a 13 de junho, em dias selecionados, cada turma/grupo, participou ativamente e de forma empenhada na pintura dos bancos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram na pintura crianças da Educação Pré-escolar, dos 3 aos 5 anos, e alunos do 1.º ciclo, dos 6 aos 10 anos.
O desafio foi lançado aos alunos pela Coordenadora do Projeto Eco-Escolas no âmbito do embelezamento dos espaços exteriores da Escola. Todos aceitaram o desafio com empenho e criatividade. Geralmente, os alunos aderem a estas atividades com entusiasmo e muita alegria. Foi o que aconteceu durante todo o processo de pintura dos dois bancos. Uns desenhavam, outros contornavam, outros pintavam... No final, todos estavam orgulhosos do seu trabalho e não se cansavam de repetir: "Que bonitos que estão os bancos!"