Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)
Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal; Encarregado de Educação
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foram representados alguns elementos da nossa biodiversidade terrestre, como o Dragoeiro e o Massaroco e marinhos, como a Freira-da-Madeira, o Lobo-marinho e a espada preta. As faixas em azul representam a água, da chuva, da ribeira e do mar (do mais claro para o mais escuro).
Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem procurou representar alguns elementos que se distinguem tanto na nossa fauna, como na flora, em contexto terrestre e marinho. Foi o resultado de todo um trabalho desenvolvido na escola, no âmbito da Biodiversidade e da importância de a preservar e proteger, destacando animais em vias de extinção/perigo como o lobo-marinho e freira-da-madeira.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Ao longo do ano letivo, as crianças do 1.º ciclo abordaram o tema da Biodiversidade, no âmbito de múltiplos desafios, projetos e ações de sensibilização da escola. Desse trabalho realizado, selecionaram-se alguns animais e plantas, tanto terrestres como marinhos, para aplicar no muro da escola. Esta pintura foi, posteriormente, implementada, no sentido de destacar alguns elementos, da fauna e da flora da nossa região. Posto isto, passou-se à concretização da ilustração na parede e, de seguida, à pintura ao ar livre, no exterior da escola, por alunos do 4.º ano, num muro do recinto escolar do edifício 31, com 3,10m por 3,30m. A pintura contou com a participação e colaboração imprescindível de um Encarregado de Educação e a Câmara Municipal do Funchal foi parceira neste projeto, contribuindo com pincéis e tintas.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os(as) alunos(as) envolvidos(as), desde o 1.º até ao 4.º anos, têm idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Os mais novos participaram na exploração da temática e escolha dos elementos a representar e os mais velhos participaram não só na concretização da pintura, mas também na decisão de representar a água, a biodiversidade terrestre e algumas espécies marinhas.