Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)
Parceiros:
Associação de Pais
Município
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é de floresta, um dos mais ricos e complexos do planeta, caracterizado por uma abundante biodiversidade e por uma forte interação entre os seus elementos bióticos e abióticos. Destaca-se neste ecossistema algumas árvores representativas dos carvalhos e pinheiros, a vegetação rasteira que inclui as urzes e outras plantas aromáticas, nas espécies animais surge a raposa e o esquilo. Os fatores abióticos, como o clima, o solo, a luz solar e a presença de água, influenciam diretamente a composição e a dinâmica das florestas. A presença de rios e ribeiros é especialmente importante, pois proporciona água às plantas, habitat para espécies aquáticas e pontos de abastecimento para a fauna terrestre. Os rios também contribuem para a fertilidade do solo, através do transporte de sedimentos e matéria orgânica.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A construção deste mural reforçou a importância da preservação das florestas que desempenham um papel crucial na regulação do clima, no armazenamento de carbono, na proteção dos solos contra a erosão e na manutenção dos recursos hídricos. Além disso, são essenciais para a conservação da biodiversidade e para o bem-estar das populações humanas. A sua preservação exige uma gestão sustentável que concilie a exploração dos recursos naturais com a proteção dos ecossistemas. O combate aos incêndios florestais, a reflorestação com espécies autóctones e a educação ambiental são medidas fundamentais para garantir a sobrevivência deste património natural.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração de uma parte do mural iniciou-se no ano letivo transato. Por iniciativa da Associação de Pais surgiu em reunião de Conselho Eco-Escolas a proposta de continuação do mural. A proposta foi bem acolhida e a comunidade escolar envolveu-se ativamente, nomeadamente, os assistentes operacionais na limpeza do muro, a associação de pais fornecendo os materiais necessários para a pintura. Os encarregados de educação, alunos, professores, assistentes operacionais colaboraram ativamente na execução da pintura. Os encarregados de educação foram elementos fundamentais na dinamização desta atividade e efetuaram, ainda, a proposta de continuidade desta iniciativa numa próxima oportunidade.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A faixa etária dos alunos situa-se entre os 11 e 16 anos. Os delegados ambientais da turmas, presentes no Conselho Eco-Escolas tiveram conhecimento desta iniciativa, seguidamente, divulgaram junto dos restantes colegas o projeto Muros com Vida, um projeto de continuidade do ano letivo anterior. Solicitou-se aos alunos propostas de desenhos integrados na preservação ambiental, sustentabilidade e maior consciencialização ambiental. De acordo com a disponibilidade dos alunos e do seu horário verificou-se uma participação muito adequada na finalização do projeto.